Pesquisa do Instituto The Good Food Institute (GFI), organização sem fins lucrativos, mantida com recursos filantrópicos, revela que, no primeiro semestre de 2024, 49% das pessoas entrevistadas declararam-se flexitarianas, ou seja, aquelas que consomem carne, mas optam por deixá-la fora do cardápio alguns dias na semana. Em 2018, a porcentagem desse grupo de pessoas era de 29%. Outra pesquisa,do mesmo Instituto, informa que houve um aumento de 1,1 bilhão nas vendas de substitutos vegetais de carnes e frutos do mar em 2023, representando um crescimento de 38% se comparado ao ano anterior.
A ampliação do mercado também é reforçada pelo crescimento das empresas do segmento plant-based, como as gigantes JBS e BRF. O mercado de proteínas alternativas, no país, tem pelo menos 107 empresas e já exporta para cerca de 30 países.
Vida Veg nasceu de uma tese de mestrado
A Vida Veg, com sede em Lavras, sul de Minas, é um bom exemplo da expansão do segmento. Um dos sócios, o engenheiro de alimentos, Álvaro Gazolla, conta que sempre gostou do ramo da alimentação saudável, como as bebidas proteicas e o iogurte sem lactose. Em 2015, encontrou-se com Anderson Rodrigues, que havia acabado de fazer uma pesquisa de mestrado com foco em solucionar a dificuldade de se encontrar produtos 100% vegetais nos supermercados. Vegano e envolvido em causas de proteção dos animais, foi ele quem idealizou a empresa e o convidou para ser sócio.
Os dois começaram com uma produção caseira, descascando coco seco à mão, até lançarem produtos de extrema qualidade e inéditos no país, como o primeiro iogurte grego vegano e o primeiro iogurte proteico à base de plantas. Estrearam nas prateleiras dos supermercados com 8 produtos e hoje são mais de 50 distribuídos em seis mil pontos de venda pelo país.
“Nascemos com o propósito de contribuir para um mundo melhor, facilitando o acesso à uma alimentação à base vegetais vegetal, gostosa e saudável”, explicou Álvaro.
Apenas sete anos depois, a Vida Veg já é a maior referência nacional no segmento, com mais de 30 produtos espalhados por 5 mil pontos de venda em todo o Brasil, a maior e mais moderna fábrica de leites frescos e derivados do país e com planos de exportação.
O carro-chefe são as bebidas proteicas, mas também tem inovações como uma pasta de grão de bico com inspiração na culinária árabe e uma linha de creme de castanhas que tem tido boa aceitação. “Temos mais de cinquenta produtos e estamos presentes em todas as capitais, consolidando-nos como uma marca bem capilarizada e com produção própria.”
Álvaro acredita que o principal público alvo da empresa sejam as pessoas que querem consumir produtos gostosos que ‘entregam’ saúde, mas que, ao mesmo tempo, estão preocupadas em contribuir para que o mundo tenha mais sustentabilidade e mais respeito pelos animais.
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