Os melhores criadores e expositores dos Rankings da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando serão premiados hoje (8), em Belo Horizonte. O prêmio Girolando Fest 2024 acontece a partir das 20h no restaurante Porcão, que estará fechado ao público.
O presidente da entidade, Domício Arruda, disse que é “muito importante reconhecer o trabalho de seleção que os criadores vêm desenvolvendo por envolver ações de grande responsabilidade, disponibilidade de tempo e investimentos financeiros. Além disso, é graças a essa dedicação dos criadores que a Girolando é, hoje, uma das principais raças zebuínas do país”, falou.
Serão premiados os melhores criadores e expositores do Ranking Nacional da Raça Girolando 2023/2024, dos Rankings Estaduais 2023/2024 de Alagoas, Minas Gerais, São Paulo e Sergipe, do Ranking Circuito Megaleite 2023/2024 e do Ranking Rebanho 2023.
A expectativa é reunir cerca de 200 pessoas, entre criadores da raça e de várias lideranças, dentre elas: o deputado federal Rafael Simões, do deputado estadual Maurício Lemes de Carvalho, representantes da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, da Faemg (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), da Codemge (Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais), da CCPR (Cooperativa Central dos Produtores de Leite) e das empresas Parceiras Premium e Master.
Surgimento e expansão pelo Brasil
A raça surgiu na década de 1940, no Vale do Paraíba, São Paulo, quando um touro da raça Gir invadiu uma pastagem vizinha e cobriu algumas vacas da raça Holandesa. Ao nascerem os produtos desse cruzamento, os criadores observaram que eram animais com características diferentes e que, com o tempo, foram demonstrando maior rusticidade, precocidade e grande produção de leite.
No Rio Grande do Sul, outra casualidade
A história da Fazenda das Nogueiras, em Caxias do Sul (RGS), com a raça também começou de forma casual. “Em 2010, criava Holandês e Gir Leiteiro e fiquei um período sem inseminador, justamente quando as vacas começaram a entrar no cio. Como não tinha quem inseminasse, decidi colocar o touro Gir para cobrir as vacas holandesas. Quando as bezerras começaram a nascer, eram animais diferenciados e decidi pesquisar sobre o cruzamento”, lembra o criador José Adalmir Ribeiro do Amaral.
Leia mais:
Girolando comemora 28 anos de Brasil com recordes de registros em 2023
Animais da raça Girolando terão uma casa dentro da ExpoZebu; entenda
Megaleite: criador de gado Girolando aposta na tecnologia para alavancar recuperação
Brasil e Colômbia discutem comércio de gado Girolando