Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Emater promove Dia de Campo em Uberaba para apresentar novas tecnologias a olericultores; entenda

Uso de bioinsumos, como compostos orgânicos e pós de rocha, além das caldas alternativas para o combate a pragas e doenças, serão debatidos no evento; participação é gratuita

Um Dia de Campo dedicado à apresentação de novas tecnologias para a produção de hortaliças. Esse é o mote do evento organizado pelo escritório da Emater em Uberaba, junto com outros parceiros institucionais. As atividades acontecem na próxima terça-feira, 16 de abril, na comunidade Santa Rosa, das 8h às 12h. O extensionista Petrônio da Silva acredita que o público chegue a 150 pessoas. “Inicialmente, planejávamos reunir cerca de 50 participantes, mas o interesse pelo tema foi tão grande que tivemos que ampliar a estrutura para atender a todos”, afirmou.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Emater, a sucessão na gestão das propriedades rurais é um dos desafios para o desenvolvimento da produção agropecuária nas pequenas propriedades do município. “A expectativa é que eventos como esse despertem o interesse pelas hortaliças, com inovações tecnológicas. Temos bastante demanda pelos produtos, mas grande parte da produção ainda vem de fora”, analisa Petrônio da Silva.

Bioinsumos e pós de rocha estão na ‘ordem do dia’

O coordenador estadual de Agroecologia da Emater-MG, Fernando Tinoco, será um dos palestrantes com o tema “Biofertilizantes e Caldas Alternativas”. Segundo o especialista, o uso de bioinsumos, como compostos orgânicos e pós de rocha, além das caldas alternativas para o combate a pragas e doenças, vem despertando cada vez mais o interesse dos agricultores.

A agricultura de base ecológica, com o uso de biofertilizantes e caldas naturais, contribui para reduzir os custos de produção e proporciona para os consumidores alimentos com menos resíduos de agroquímicos”, explica Tinoco.

O engenheiro agrônomo avalia que a união das técnicas agroecológicas à agricultura convencional é uma tendência em crescimento, tanto nas pequenas propriedades, como entre os médios e grandes produtores. “Tenho presenciado ótimos resultados em culturas de milho, soja e café, entre outras, além da produção de hortaliças”, afirma. A participação no Dia de Campo sobre Olericultura em Uberaba é gratuita e as inscrições podem ser feitas no local, no dia do evento.

Confira a programação:

Leia também

(*) Com informações da Emater-MG.


Participe dos canais da Itatiaia:

Maria Teresa Leal é jornalista, pós-graduada em Gestão Estratégica da Comunicação pela PUC Minas. Trabalhou nos jornais ‘Hoje em Dia’ e ‘O Tempo’ e foi analista de comunicação na Federação da Agricultura e Pecuária de MG.



Leia mais