Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Mais de 70 pessoas são presas após protestos em Paris

Protesto de agricultores terminou com 72 presos na capital francesa

Setenta e duas pessoas foram presas na manhã de sexta-feira (1) durante um protesto surpresa de agricultores no Arco do Triunfo, em Paris. Os manifestantes estavam bloqueando a famosa avenida Champs-Élysées com tratores e pilhas de feno.

A ação foi promovida pelo sindicato de linha dura Coordenação Rural, tendo início às 4h locais. Nas redes sociais, o sindicato se manifestou afirmando que tomava “simbólica e pacificamente” o popular monumento para “salvar a agricultura francesa”.

Leia também

Embora o objetivo inicial fosse se manifestar legalmente em Versalhes, “os agricultores desviaram sua rota para visitar o túmulo do soldado desconhecido”, localizado aos pés do famoso monumento, disse o representante sindical Christian Convers. “Subimos nesta manhã para depositar uma coroa de flores no Arco do Triunfo, a fim de homenagear todos os agricultores que se suicidam”, explicou o criador de gado Axel Masson.

A promotoria informou que as 72 pessoas foram detidas e posteriormente liberadas. A manifestação terminou às 9h40, depois que os serviços municipais de limpeza desbloquearam a avenida.

Protestos constantes

Agricultores de vários países europeus protestam há semanas contra o que consideram uma regulamentação ambiental muito rigorosa, a receita fraca e a concorrência das importações mais baratas de fora da União Europeia.

O sindicato incluiu o protesto na celebração do Salão da Agricultura em Paris, onde o presidente francês, Emmanuel Macron, precisou de proteção no fim de semana passado, diante de uma multidão de centenas de manifestantes furiosos.

Embora o governo tenha evitado enviar forças de segurança para neutralizar os protestos agrários que abalaram a França em janeiro, o ministro do Interior, Gérald Darmanin, avisou então que tomaria medidas caso entrassem em Paris.

O governo prometeu reformas no setor, mas os agricultores continuaram bloqueando estradas, incendiando pneus e cercando supermercados, em ações menos intensas.

A cinco meses dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, o governo se esforça para mostrar que a França estará pronta para receber o grande evento esportivo mundial, inclusive em termos de segurança.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

AFP
Agence France-Presse é uma agência de notícias francesa, a AFP cobre a atualidade mundial com uma qualidade única de produção multimídia em vídeos, textos, fotos e infográficos em seis línguas.
Leia mais