Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Workshop gratuito: barista vai ensinar técnicas de preparo e degustação de cafés em evento nacional

Feira 4ª Alta Café terá espaço exclusivo para os chamados coffee lovers. Público aprenderá métodos de preparo da bebida em casa com o uso de prensa francesa, Mellita e cafeteira Moka italiana

Você se identifica como um coffe lover, como o músico e ator Lucas Lima? Aquele tipo que ama conhecer novos cafés, quer sempre aprender diferentes técnicas de preparo e degustar a bebida ao longo do dia, pra você, é quase um ritual? Então, vai adorar essa novidade: pela primeira vez a 4ª Alta Café – tradicional feira que acontece de 12 a 14 de março, no Clube de Campo da Franca, em Restinga (SP) – terá um espaço exclusivo para os amantes, produtores e compradores de café.

Cafeteria e estandes com marcas de cafés especiais ☕

O ambiente funcionará durante os três dias de evento e contará com uma ampla programação de experiências gratuitas, além de reunir iniciantes, coffee lovers, claro, e baristas, produtores e outros profissionais do setor cafeeiro. O local terá ainda uma cafeteria e estandes com marcas de cafés especiais de diferentes regiões produtoras.

“O Espaço Café ocorrerá pela primeira vez em um espaço paralelo à exposição de máquinas e insumos agrícolas. O intuito é o de celebrar e dar a oportunidade para que os amantes da bebida conheçam e aprendam ainda mais sobre esse universo”, diz o empresário Júlio Ferreira, sócio fundador da Doca Complexo Cafeeiro, que junto com a Carmomaq, apoia a iniciativa.

Leia também

Análises Sensoriais Gratuitas

Um dos destaques do recinto será o recebimento de amostras de café para análise sensorial sem custo para o produtor. Ela ocorrerá nos dias 12 e 13, até às 11 horas e as vagas são limitadas.

O produtor poderá levar uma amostra de café especial para que um especialista faça a análise sensorial sem custo. Essa etapa é de extrema importância para definir a qualidade do lote, ajudando na precificação” destaca o presidente da feira, José Henrique Mendonça.

Rodadas de Cupping ☕☕☕

Durante o workshop,ministrado pela Doca Cafés, sob o comando dos baristas Júlio Ferreira e Guilherme Dias, o público aprenderá métodos populares de preparo de café em casa com o uso de Prensa Francesa, Mellita e Cafeteira Moka Italiana. Anote para não esquecer: dia 14, às 10 e às 15h, sem a necessidade de inscrição prévia.

Máquinas e implemento 🎰

Além do Espaço Café, a feira contará ainda com a exposição de máquinas e implementos agrícolas voltados para a cafeicultura e outros dois workshops, um voltado para ESG e o outro destinado à “Mulheres no Agro”. 👩‍🦰

Segunda bebida mais consumida do país, atrás apenas da água, o café está presente em quase 100% dos lares brasileiros. Não é à toa que o Brasil é o vice-líder entre os maiores mercados consumidores do mundo.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Maria Teresa Leal é jornalista, pós-graduada em Gestão Estratégica da Comunicação pela PUC Minas. Trabalhou nos jornais ‘Hoje em Dia’ e ‘O Tempo’ e foi analista de comunicação na Federação da Agricultura e Pecuária de MG.



Leia mais