Ouvindo...

Produção de grãos supera expectativa e deverá chegar à casa das 271,2 milhões de toneladas

Estimativa recorde foi divulgada pela Conab, apontando acréscimo de 14,5 milhões em relação ao ano anterior

Quando a colheita da safra 2022 tiver se encerrado em todo o país, teremos um novo recorde. É que a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apontou no 12º Levantamento da Safra de Grãos publicado nesta quinta-feira (8) que a estimativa para a safra atual é de 271,2 milhões de toneladas, um acréscimo de quase 14,5 milhões de toneladas, se comparada com o ciclo anterior.

“Embora o país tenha passado por adversidades climáticas em algumas regiões, principalmente nos estados do sul, esta é a maior colheita já registrada dentro da série histórica de produção de grãos no Brasil”, disse o presidente da Conab, Guilherme Ribeiro.

Com isso, a nova previsão é que o Brasil exporte 1,4 milhão de toneladas e importe 1 milhão de toneladas de arroz em 2022. Para o feijão, os números no quadro de suprimentos não apresentaram alterações significativas.

Já o volume de algodão a ser exportado, diante da ligeira queda na expectativa de produção, também foi ajustado. As vendas externas devem atingir 1,9 milhão de toneladas. A estimativa para os estoques finais segue estável, projetada em torno de 1,3 milhão de toneladas.

Alta também para o estoque de passagem para o trigo em 2023, influenciado pela maior produção esperada para o cereal. Na nova estimativa, a previsão é que o estoque finalize em 1,6 milhão de toneladas para a safra com ano comercial de agosto de 2022 a julho de 2023.

No caso do milho, a queda na produtividade de importantes regiões produtoras, reduziu o volume esperado para o consumo e exportação do cereal, agora estimados em 76,5 milhões de toneladas e 37 milhões de toneladas respectivamente. Com essas quedas, a projeção para o estoque final foi ligeiramente diminuída, saindo de 9,7 milhões de toneladas para 9,4 milhões de toneladas.

Os dados completos sobre o 12° Levantamento da Safra de Grãos 2021/22 e as condições de mercado destes produtos podem ser conferidos no Portal da Conab, enquanto que as informações detalhadas sobre o mapeamento da soja estão publicadas no Portal de Informações da Companhia. Outros detalhes sobre os efeitos do clima nas safras são disponibilizados regularmente nas edições do Monitoramento das Condições das Lavouras e no Boletim de Monitoramento Agrícola da Conab.

(*) Com informações do MAPA

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.
Leia mais