Notícias

Venda de veículos novos tem recuperação lenta; setor tem queda de 31% no ano

Só em abril, no auge da pandemia da covid-19, esse número chegou a 80%

Por Camila Campos, 25/10/2020 às 09:07
atualizado em: 25/10/2020 às 10:27

Texto:

Ouça na Íntegra
00:00 00:00
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Marcelo Camargo/Agência Brasil

As vendas de veículos novos só devem se recuperar no país no ano que vem. No acumulado deste ano até agosto, em relação a 2019, o setor amarga 31% de queda. Só em abril, no auge da pandemia da covid-19, esse número chegou a 80%. Os dados foram divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Segundo o professor de Finanças da Fundação Getúlio Vargas, Vinicius Souza, o ano de 2020 iniciou com bastante expectativas, sobretudo na indústria. “Os índices de confiança do consumidor, as reformas tramitando e várias outras ações de ordem econômica estavam acontecendo, o que estavam deixando uma expectativa de que o ano de 2020 seria um ano que a gente teria uma decolada da economia”, disse.

No entanto, de acordo com o professor, a pandemia mexeu com o mercado, não só do Brasil, mas do mundo, além de afetar as exportações importações e os mercados internos. A partir desse momento, ocorreu a fatídica queda de 80% em abril nos indicadores relacionados às vendas de veículos no Brasil.

Apesar disso, o setor teve números um pouco melhores nos meses seguintes, principalmente em agosto, que foi um mês de bastante recuperação da economia, mas ainda assim é registrada uma queda acumulada de 31% no ano, o que reflete, na visão do professor, que realmente não houve uma recuperação ainda, sobretudo avaliando os períodos anteriores em 2019.

“Se a gente analisar que 2019 ainda não foi um ano de boas vendas e de bons indicadores econômicos, 2020 foi um ano ainda pior. Então, provavelmente, nós vamos amargar uma crise, vamos ter dados que não vão ser tão satisfatórios quanto a expectativa, mas temos a oportunidade de gerar uma melhor no ano de 2021”, finalizou.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    O humorista ficou conhecido nacionalmente após atuar em diversos programas de auditório #Itatiaia

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Operação Pomar cumpre 15 mandados de busca e apreensão no interior paulista. #Itatiaia

    Acessar Link