Notícias

Saiba qual a idade correta de permitir o cruzamento de cães

Por Redação, 20/08/2020 às 12:50
atualizado em: 20/08/2020 às 12:57

Texto:

Foto: Pixabay
Pixabay

A idade ideal de acasalamento de cães é um assunto que sempre gera dúvida nos tutores. Isso porque o primeiro cio pode acontecer antes do primeiro ano de vida, especialmente em animais de pequeno porte. 

A orientação de especialistas é de que, no caso das fêmeas, o cruzamento seja feita apenas a partir do terceiro cio. É o que explica o veterinário Samuel Souza Lima. Caso seja feito precocemente, pode haver complicações durante o parto, o que vai colocar em risco tanto a vida da cadela quanto dos filhotes. 

No caso dos machos, a momento ideal a partir de um ano e meio de vida. Em caso de cruzamento antes disso, os animais pode ter espermatozóides ainda não maturados, não prontos para fazer a cópula, o que pode fazer com que os filhotes nasçam com algumas deficiências. 

Mas você deve se perguntar: existe uma quantidade máxima de vezes que podemos acasalar um animal? A resposta é não, de acordo com Samuel Lima. "Você não tem uma quantidade máxima de vezes. Você tem que respeitar um tempo para o a animal se recompor”, explica.

O tempo de recomposição vai de seis meses a um ano. 

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Operação Pomar cumpre 15 mandados de busca e apreensão no interior paulista. #Itatiaia

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    De acordo com o presidente da CDL, Marcelo de Souza e Silva, a restrição de horários tem causado aglomerações. #Itatiaia

    Acessar Link