CATEGORIAS

Cada um dos veículos de comunicação votantes escolhe os melhores jogadores de cada posição no futebol mineiro e também quem receberá os prêmios individuais.

Melhor árbitro

Dirigente do ano

Jogador revelação

Craque do ano

Artilheiro do ano

Técnico do ano

Prep. físico do ano

Seleção Guará

Guará Especial

PREMIAÇÃO

Os melhores da temporada de 2018 no futebol mineiro foram escolhidos pela imprensa ao fim da temporada. Os votos foram contabilizados na sede da Itatiaia, com transmissão ao vivo no programa Bastidores, no dia 10 de dezembro. A mesa apuradora foi composta pelos jornalistas Alexandre Simões (jornal Hoje em Dia), Cadu Doné (Itatiaia), Dimara Oliveira (TV Bandeirantes), Emanuel Carneiro (Itatiaia), Henrique Fernandes (TV Globo), Michel Angelo (Itatiaia), Péricles de Souza (TV Alterosa) e Ursula Nogueira (Itatiaia). A entrega do Troféu Guará BMG será feita em um evento no mês de fevereiro, em Belo Horizonte.

SELEÇÃO GUARÁ

A Seleção Guará é formada pelos 11 jogadores que mais se destacaram na temporada 2018 na opinião dos jornalistas dos 30 veículos votantes. Neste ano, o Cruzeiro conquistou o Campeonato Mineiro e a Copa do Brasil e emplacou sete atletas, além do técnico, Mano Menezes. O Atlético completa a equipe com três representantes. "A gente teve um time que foi regular na temporada, no sentido de não cometer muitos erros, que foi o Cruzeiro, e um time que foi irregular, que teve momentos de brilho e de depressão, que foi o caso do Atlético", analisa o comentarista Bob Faria, da TV Globo. O Coelho, cujo ano foi marcado pela queda para a Série B, teve o zagueiro Messias lembrado por alguns jornalistas, mas o jogador não entrou na seleção. "O América foi uma tremenda decepção. Iludiu no primeiro turno e depois mostrou que não tinha um time capaz de se manter na primeira divisão", afirma o apresentador Leopoldo Siqueira, da TV Alterosa.