Jornalismo

  • Compartilhe
  • | Mais

Estado apresenta 14,5 milhões de eleitores

No país, houve aumento de 7,8% em relação à eleição de 2006.

Fonte: Rádio Itatiaia
20 de Julho de 2010 por Frank Martins / Cecília Kruel

É o que revela os dados consolidados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Minas Gerais continua sendo o segundo maior colegiado eleitoral do país.

De acordo com o órgão, em todo o Brasil estão aptos a votar nas próximas eleições 135,8 milhões de eleitores. O número é 7,8% maior que o da última eleição presidencial, realizada em junho de 2006.

No estado, aproximadamente 14,5 milhões de cidadãos estão cadastrados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o que representa 10,6% do total do eleitorado do país. Em primeiro lugar está São Paulo com 22,3% do total de eleitores brasileiros – 30,3 milhões de eleitores. O menor colegiado é de Roraima, com apenas 271,8 mil eleitores - 0,2% do total.

Segundo o TSE, cerca de 200 mil eleitores devem votar no exterior. O voto para quem está fora do país vale apenas para os cargos de presidente e vice-presidente.

Novidade

Neste ano, os eleitores que estiverem fora do seu domicílio eleitoral vão poder votar nos cargos de presidente e vice. O voto, no entanto, vai ser permitido apenas para quem estiver em alguma das capitais brasileiras.

Segundo o TSE, o eleitor deve se registrar em qualquer cartório eleitoral entre 15 de julho e 15 de agosto indicando em qual das capitais estarão presentes, de passagem ou em deslocamento.

Você gostou? 59% 41%

Comente!


OBS:. Comentários com insultos, ofensas e palavrões não serão publicados.