Notícias

Zema diz que Minas segue trabalhando para aderir ao Regime de Recuperação Fiscal da União

Por Agência Estado , 20/09/2019 às 18:39
atualizado em: 20/09/2019 às 19:43

Texto:

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), afirmou nesta sexta-feira que segue trabalhando para aderir ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF) junto à União. Zema disse que a equipe econômica do estado será "conservadora", desenhando um plano de recuperação que "não tenha o perigo de dar errado".

Na semana passada, o Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, revelou que o estado do Rio corre o risco de ser expulso do RRF porque o governo estadual não está cumprindo as obrigações do plano de socorro do governo federal. A advertência foi feita em resolução de 4 de setembro do Conselho de Supervisão do RRF. O Rio tem até 3 de outubro para apresentar uma solução ou o Conselho vai recomendar a sua expulsão do regime ao Ministério da Economia, o que obrigaria o estado a ter de arcar com uma dívida de R$ 32,5 bilhões.

Zema citou a Cemig, a Copasa, a Gasmig e a Codemig - que explora nióbio em parceria com a CBMM - como estatais que poderão ser privatizadas, com apoio do BNDES. Lembrou também que a Cemig já começou com o processo de venda de subsidiárias, como a Light, distribuidora de energia na região metropolitana do Rio.

Na manhã desta sexta, Zema se reuniu no Rio com o ministro da Economia, Paulo Guedes. Na entrevista ao chegar ao BNDES, o governador disse que deixou claro ao ministro a "necessidade de distribuir recursos para os estados". A prometida distribuição de parte dos recursos que serão obtidos com a outorga do leilão do petróleo excedente das áreas da cessão onerosa, disse Zema, pode não chegar com a urgência que os estados em situação mais dramática, como Minas, precisam.
 

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Campeonato Mineiro Coimbra x América

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    ⚽Boliviano irá desembarcar em Belo Horizonte nesta terça-feira, às 11h30

    Acessar Link