Notícias

Vale divulga Balanço Trimestral da Reparação

O documento apresenta as ações de reparação desenvolvidas pela empresa no primeiro trimestre de 2021

Por Redação, 04/05/2021 às 15:30
atualizado em: 04/05/2021 às 15:39

Texto:

Desde o rompimento da Barragem B1, em Brumadinho, a Vale busca manter uma comunicação transparente com as comunidades atingidas. Para prestar contas e informar à sociedade sobre as ações que vêm sendo adotadas pela empresa, a cada três meses é divulgado o Balanço da Reparação.  A última edição do documento reúne, de maneira objetiva, as principais ações realizadas pela Diretoria Especial de Reparação e Desenvolvimento da Vale em Brumadinho, municípios da calha do rio Paraopeba e territórios evacuados preventivamente.

O Balanço da Reparação – Resumo Trimestral traz os destaques das principais entregas e projetos em cada uma das seguintes frentes:

Meio Ambiente. As ações de recuperação ambiental acontecem com foco no monitoramento contínuo e no tratamento do Rio Paraopeba, no cuidado e proteção de animais silvestres, peixes e espécies vegetais e na revegetação da área atingida com plantas nativas da região. Entre os destaques das ações realizadas neste trimestre, foi atingida a marca de 25 bilhões de litros de água tratada devolvida ao Paraopeba e iniciado, em março,  o plantio de mudas produzidas com uma tecnologia inovadora, desenvolvida por pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa (UFV), capaz de resgatar o DNA e criar cópias das plantas da região de Brumadinho.

Social: evolução dos acordos cíveis e trabalhistas, programa de assistência aos atingidos e de desenvolvimento social das comunidades. Garantir assistência às pessoas e famílias diretamente atingidas pelo rompimento é um compromisso da Vale.  Por isso, o Programa Referência da Família e o Programa de Assistência Integral ao Atingido (PAIA) atendem os núcleos familiares em várias frentes de ação. Além disso, programas estruturantes atuam para o desenvolvimento social das comunidades atingidas.

Socioeconomia: evolução e lançamento de projetos que potencializem as vocações locais e promovam o desenvolvimento dos municípios. Como exemplo dessa frente de atuação, está o Projeto Território Parque, em Córrego do Feijão, Brumadinho. As obras já estão em andamento e, desde janeiro, os moradores de Córrego do Feijão possuem acesso facilitado às informações sobre ele, disponíveis em um Ponto de Informação. Na cidade de Mário Campos, agricultores participam do Projeto Cultivar, por meio do qual recebem recursos e acompanhamento técnico para retomar, aprimorar e diversificar suas atividades de agricultura.

Infraestrutura: entregas de equipamentos de infraestrutura urbana construídos ou revitalizados pela Vale com foco na melhoria da qualidade de vida das comunidades. As ações de reparação começam com um processo de diálogo que envolve o poder público e as comunidades. A partir daí, são desenvolvidos e executados projetos de infraestrutura urbana que impactam positivamente as comunidades.

Territórios Evacuados: atualização das ações de compensação e amparo para viabilizar o retorno à normalidade das comunidades evacuadas em Barão de Cocais, Conselheiro Lafaiete, Itabirito, Macacos (Nova Lima) e Antônio Pereira (Ouro Preto). Um destaque desta edição do balanço é o Projeto Horizonte. Lançado em março e com mais de 470 inscritos, ele busca incentivar o empreendedorismo social, oferecendo capacitação para que moradores possam desenvolver negócios rentáveis e que impactem positivamente em suas localidades. A ação envolve os territórios de Barão de Cocais, Itabirito, São Sebastião das Águas Claras (em Nova Lima) e Antônio Pereira (em Ouro Preto).          

Em julho, estará disponível o Balanço Semestral da Reparação, apresentando o avanço destas ações e mostrando de forma mais detalhada as pessoas e instituições envolvidas em cada uma delas.

Clique aqui para ter acesso ao relatório completo. 

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Partida acontece nesta terça-feira (7), às 11h. No jogo de ida, times empataram por 0 a 0. #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/galo-x-bragantino-fazem-final-do-bras...

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Militares do Corpo de Bombeiros também atuam, nesta segunda-feira (6), para evitar reignição no Parque das Mangabeiras, em BH. #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/s...

    Acessar Link