Notícias

Vale realiza ação anual de conscientização contra queimadas

Além do trabalho constante de prevenção, a Vale intensifica ações em mais de 30 localidades mineiras durante os meses de junho, julho e agosto.

Por Redação, 02/07/2021 às 15:59
atualizado em: 05/08/2021 às 19:23

Texto:

Com a chegada do tempo seco e a escassez das chuvas, as queimadas começam a se alastrar pelas áreas de preservação ambiental. Esse é um problema que prejudica o meio ambiente, a fauna, a flora, e ameaça a segurança e a saúde das pessoas.

Para ajudar a combater as queimadas, a Vale realiza sua campanha anual em mais de 30 localidades de Minas Gerais, durante os meses de junho, julho e agosto.

Neste ano a campanha reforça a importância da participação de todos na prevenção, tendo como tema “Juntos podemos prevenir queimadas e incêndios. Com fogo não se brinca nem no papel”.

Os incêndios causam sérios impactos como a perda de biodiversidade e empobrecimento do solo, consumindo grande parte das arvores adultas, além de matar as mudas e as espécies menores. Com seus habitats destruídos, os animais perdem locais de abrigos e alimentos e, quando não conseguem fugir, acabam atingidos pelo fogo.

Além de causar prejuízos à natureza, a ocorrência de queimadas provoca danos à saúde, elevando os problemas respiratórios, principalmente em períodos de estiagem. Os mais afetados com a piora da qualidade do ar são os idosos e crianças.

Genilton Santos, coordenador de meio ambiente da Vale, explica que a educação e conscientização ambiental são importantes também para resguardar a segurança das cidades: “Quando uma queimada é realizada sem autorização dos órgãos competentes e sem os devidos cuidados, o fogo pode sair do controle e atingir áreas de alta relevância ambiental e até mesmo áreas habitadas. As queimadas próximas às redes de eletricidade e de comunicação podem provocar interrupção no fornecimento de serviço para comunidades inteiras, afetando milhares de pessoas. Mesmo que o fogo não alcance diretamente os cabos e estruturas, o sistema pode ficar comprometido devido a exposição ao calor”.

O trabalho de prevenção e conservação ambiental nas comunidades é realizado de duas formas: Através das campanhas anuais de educação ambiental e de sinalizações educativas.

As ações educativas contam com a distribuição de folhetos explicativos e cartilhas sobre conservação, além de anúncios em todos os tipos de mídia como internet, rádio e televisão. Dentro de algumas comunidades ainda existem os avisos sonoros com carros de som percorrendo as ruas, levando dicas importantes sobre como cada pessoa pode contribuir para evitar e prevenir queimadas.

Já a sinalização educativa oferece orientação tanto para moradores quanto para os visitantes das áreas de proteção, como explica Alércio Duarte, Analista de meio ambiente da Vale: “As placas sinalizações educativas são distribuídas em diversas áreas de conservação ambiental. Essas placas trazem mensagens como “Evite Queimadas”, “Preserve a Natureza”, e outras que remetem à preservação do meio ambiente. Temos também o Relógio de Risco de Fogo, que são placas instaladas em diversas localidades onde a Vale atua e preserva. Nelas são indicados os índices de risco de incêndio florestal naquela região. São cinco índices obtidos através de parâmetros climáticos como umidade, precipitação e velocidade do vento. Essas placas são didáticas, de fácil visualização pela comunidade e são atualizadas diariamente”.

Além das medidas citadas, a Vale realiza outras medidas como a construção de aceiros, monitoramento e prevenção, manutenção de brigadistas treinados e capacitados para conter os incêndios florestais em suas áreas de atuação.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Partida acontece nesta terça-feira (7), às 11h. No jogo de ida, times empataram por 0 a 0. #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/galo-x-bragantino-fazem-final-do-bras...

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Militares do Corpo de Bombeiros também atuam, nesta segunda-feira (6), para evitar reignição no Parque das Mangabeiras, em BH. #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/s...

    Acessar Link