Unimed - Hospital Betim - Internas

Notícias

Vacina da dengue não pode ser tomada por qualquer pessoa

Último levantamento mostra que os casos da doença dispararam em Minas Gerais

Por Jacqueline Moura/ Itatiaia, 02/04/2019 às 10:56
atualizado em: 02/04/2019 às 11:01

Texto:

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Marcelo Camargo/Agência Brasil

A dengue avança em Minas Gerais e o número de casos suspeitos já passa de 80 mil em 2019. Dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), nessa segunda-feira (1º), revelam que sete mortes foram confirmadas e outras 29 estão sendo investigadas em todo o estado. Em relação à febre chikungunya, em 2019, foram registrados mais de 900 casos prováveis de febre e mais de 300 de zika. 

Na rede particular de saúde já existe uma vacina eficaz que combate o vírus da dengue e que deve ser tomada em três doses. O preço de cada dose pode sair por aproximadamente R$ 200, mas atenção! Não é qualquer pessoa que pode tomar a vacina. Quem nunca teve dengue, por exemplo, crianças, gestantes e pessoas com problemas de imunidade, não podem tomar a vacina. 

“A vacina da dengue é eficiente para quem pode tomá-la, ou seja, as pessoas que já tiveram dengue entre nove e 45 anos. Ela diminui os riscos de internação e de dengue mais grave como a hemorrágica. É uma vacina com 70% de eficácia e direcionada para os quatro sorotipos da dengue. Não tem na rede pública e deve ser tomada ao longo de um ano. Após a primeira dose, a segunda dose é aplicada um mês depois e a terceira dose um ano depois da primeira dose”, detalha o infectologista Carlos Starling. 

De acordo com o especialista, a vacina contra a dengue deve ser usada com cuidado, já que ela contém o vírus da febre amarela. Por isso, não pode ser aplicada em qualquer pessoa. Embora liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), alguns cuidados devem ser tomados. “Não deve ser aplicada em crianças, gestantes, lactantes e em pessoas com imunidade baixa. Além disso, deve ser usada com orientação médica.

Ação na Justiça

Mas o que fazer quando você toma todos os cuidados na sua casa para evitar criadouros do mosquito e seu vizinho não faz o mesmo? De acordo com advogado especialista em Direito do Consumidor, Rômulo Brasil, se você pegar dengue pode até processar o vizinho. Além disso, pode pedir indenização por danos se ele não cuida da limpeza de casa e está deixando que focos do mosquito aedes aegypti se espalhem. A própria prefeitura também pode ser punida por não retirar os focos de dengue da casa vizinha. “O primeiro passo é denunciar junto à prefeitura. A partir de formalizada a denúncia, a prefeitura é obrigada a tomar providências. Encaminhar um agente de zoonoses ao local para tomar a medidas cabíveis de extinção dos focos do mosquito”, orienta.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Após quase quatro horas de reunião com ministro, caminhoneiros descartam greve: https://t.co/mtdeuEaw9X https://t.co/5ooUqtD4nT

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Categoria ouviu a promessa de que o governo vai fiscalizar o cumprimento da tabela de preços mínimos para o frete rodoviário

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    ⚽ Em entrevista exclusiva à Itatiaia, Adriano Aro disse que não houve um único motivo para o desligamento de Giuliano Bozzano da chefia de arbitragem: “Foi uma soma de fatores”

    Acessar Link