Sulamerica - Maxiboard - Internas

Notícias

Trump demite secretário de Estado Rex Tillerson; mulher assumirá CIA pela primeira vez

Por ANSA, 13/03/2018 às 15:54

Texto:

O presidente norte-americano, Donald Trump, demitiu nesta terça-feira (13) o secretário de Estado, Rex Tillerson. O cargo será assumido pelo diretor da Agência Central de Inteligência (CIA), Mike Pompeo, informou o jornal "Washington Post".

"Mike Pompeo, diretor da CIA, se tornará nosso novo secretário de Estado. Ele fará um trabalho fantástico! Obrigado a Rex Tillerson por seu serviço!", escreveu o republicano em sua conta no Twitter.

Com a mudança, Gina Haspel se tornará a nova diretora da agência de Inteligência. Ela será a primeira mulher a assumir o cargo.

"Parabéns a todos!", acrescentou Trump. Ainda de acordo com a publicação norte-americana, o magnata havia pedido para Tillerson se afastar desde a última sexta-feira (9), obrigando-o a encurtar sua viagem à África.

Trump não apresentou justificativa, mas acredita-se que a mudança está relacionada com os preparativos que estão em andamento para o encontro entre o presidente dos EUA e o líder norte-coreano Kim Jong-un, explica o Washington Post.

A saída de Tillerson é a maior mudança realizada no governo Trump até agora. Desde dezembro de 2017, há rumores de que o secretário deixaria o cargo após tensões com Trump. Segundo a imprensa local, ele teria chamado o presidente de "imbecil".

O republicano, por sua vez, já havia feito várias críticas às iniciativas diplomáticas de Tillerson.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Responsável por evento teen no estacionamento do Mineirão é preso por falsificação de documento:… https://t.co/VKhOvNcjMr

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    De acordo com a Polícia Militar, o produtor confessou o crime e disse que adulterou a documentação porque o evento estava próximo da data de realização e a liberação ainda não...

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Comparado aos outros governos que sucederam o general, o do presidente eleito está no mesmo patamar da gestão do general Emílio Garrastazu Médici, que tinha sete ministros mil...

    Acessar Link