Notícias

Tite pode ser o primeiro técnico bicampeão da Copa América pela Seleção

Nas nove conquistas do Brasil, as duas primeiras foram com uma comissão técnica 

Por Alexandre Simões, 10/07/2021 às 06:00
atualizado em: 10/07/2021 às 16:21

Texto:

Foto: Lucas Figueiredo/CBF
Lucas Figueiredo/CBF

Tite pode realizar feito inédito pela seleção brasileira

Questionado pelo fracasso na Copa do Mundo de 2018, na Rússia, quando o Brasil caiu nas quartas de final, derrotado pela Bélgica por  2 a 1, o técnico Tite pode fazer história pela Seleção neste sábado (10), na decisão contra a Argentina, às 21h, no Maracanã, se transformando no primeiro treinador bicampeão da Copa América no comando da equipe.

CLIQUE AQUI e acompanhe a Jornada Esportiva da Itatiaia, a partir das 16h. Narração de Antônio Carlos, comentários de Edu Panzi, reportagens de Thiago Reis e Wellington Campos, plantão de Fabrício Calazans, com análise de arbitragem de Márcio Rezende de Freitas, dos números de  Domingos Sávio Baião e a ancoragem de João Vitor Cirilo.

O Brasil busca o decacampeonato Sul-Americano, mas nas duas primeiras conquistas, em 1919 e 1922, ambas disputadas em casa, os times que tinham como estrela Friedenreich, primeiro grande nome da história do futebol brasileiro.

A Seleção só foi levantar novamente o caneco da Copa América, que naquele tempo se chamava Campeonato Sul-Americano, em 1949, quando voltou a receber a competição.

E Flávio Costa, com a base que no ano seguinte perderia a Copa do Mundo dentro de casa, foi o primeiro treinador brasileiro campeão do torneio.

Sequência

Foram necessárias quatro décadas para a Seleção voltar a vencer a Copa América, que passou a ter este nome oficialmente em 1975. Em 1989, o torneio voltou a ser disputado no Brasil e a equipe comandada por Sebastião Lazaroni, que contava com nomes como Taffarel, Mazinho, Aldair, Branco, Dunga, Bebeto e Romário, todos tetracampeões mundiais em 1994, nos Estados Unidos, ficou com a taça derrotando o Uruguai, de Francescoli, a Argentina, de Maradona, e o Paraguai num quadrangular final disputado no Maracanã.

A primeira conquista fora de casa só veio em 1997, mais de 80 anos após a primeira edição do Campeonato Sul-Americano, jogada em 1916, no Uruguai. A equipe dirigida por Zagallo, e que tinha a dupla de ataque formada por Ronaldo e Romário, garantiu o título da edição disputada na Bolívia em decisão contra os donos da casa, na altitude de La Paz.

Dois anos depois, no Paraguai, o bicampeonato, com a Seleção sob o comando de Vanderlei Luxemburgo, foi garantido até de forma tranquila, com o brilho da dupla Ronaldo e Rivaldo e com o início da história do então garoto Ronaldinho Gaúcho com a amarelinha.

Bicampeonato
 

O Brasil voltou a alcançar um bicampeonato em sequência da Copa América, também jogando fora de casa, nas edições de 2004 (Peru) e 2007 (Venezuela). A primeira taça foi garantida com Carlos Alberto Parreira no comando. A segunda teve Dunga como treinador.
Essas duas taças foram garantidas em decisões contra a Argentina. Em 2004, nos pênaltis, em Lima. Três anos depois, com uma goleada por 3 a 0, em Maracaibo.
Com o título de 2007, Dunga se transformou no único nome do futebol brasileiro a vencer a competição como jogador, pois ele era capitão, dez anos antes, na Bolívia, e foi o primeiro a erguer a taça do torneio fora do Brasil.


Tite
 

A Copa América de 2019 era uma espécie de prova de fogo para Tite, muito questionado após o fracasso do seu time na Copa do Mundo de 2018, na Rússia. Além disso, ele não contava com o maior craque do seu time, Neymar, que estava machucado.

Mesmo assim o Brasil manteve a tradição de vencer a competição quando é o país sede. E na caminhada, passou pela Argentina, de Messi, que foi derrotada por 2 a 0, no Mineirão, nas semifinais.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Partida acontece nesta terça-feira (7), às 11h. No jogo de ida, times empataram por 0 a 0. #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/galo-x-bragantino-fazem-final-do-bras...

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Militares do Corpo de Bombeiros também atuam, nesta segunda-feira (6), para evitar reignição no Parque das Mangabeiras, em BH. #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/s...

    Acessar Link