Notícias

Substâncias presentes em cosméticos podem causar vários danos à saúde, inclusive câncer

Por Redação , 18/10/2018 às 18:03
atualizado em: 18/10/2018 às 18:04

Texto:

Você sabia que os cosméticos fabricados e vendidos no Brasil têm várias substâncias proibidas em outros países? Alguns desses produtos são bastantes conhecidos, como formol, parabenos, fitalatos e triclosan. Eles estão presentes em shampoos, sabonetes, batons, hidratantes e muitos outros cosméticos e podem causar danos à saúde.

Lucas Miranda, integrante da Sociedade Brasileira de Dermatologia, alerta para os males que esses ao usar produtos com essas composições. “Os fitalatos fazem parte de conjunto de substâncias para fixação. Muito usado no esmalte, impede que o produto se lasque ou escame. Eles geram problemas para a saúde e podem alterar os hormônios, principalmente nas crianças que ainda não têm o sistema hormonal amadurecido”, destaca.

Em relação aos parabenos, o dermatologista afirma que são muito comuns nos produtos de beleza e servem como conservantes. Eles impedem a contaminação de fungos e bactérias em batons ou hidratantes, por exemplo. Algumas pesquisas mostram relação da substância com o câncer.

O triclosan é um antisséptico muito comum no Brasil. É proibido nos Estados Unidos porque o uso pode desencadear resistência às bactérias, por isso aqui, não se deve usar em excesso. “O formol é um conservante que, quando usado em concentrações acima do limite permitido, pode causar problemas graves como queimaduras das vias aéreas e até câncer”, diz.

Em casos de alterações dermatológicas, um médico deve ser procurado imediatamente. “Seja na pele ou couro cabeludo, como sensibilidade extrema, coceira e alteração de cores, um médico deve ser procurado o mais rápido possível para tentar identificar a causa, suspender ou substituir os produtos e iniciar um tratamento, caso seja necessário”, conclui.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Campeonato Mineiro Coimbra x América

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    ⚽Boliviano irá desembarcar em Belo Horizonte nesta terça-feira, às 11h30

    Acessar Link