Notícias

Série Chuvas: Itatiaia volta a Vilarinho para acompanhar andamento das obras

Esta é a quarta rodada de reportagens especiais nas áreas atingidas por enchentes em BH

Por João Felipe Lolli , 27/07/2021 às 13:58
atualizado em: 28/07/2021 às 10:46

Texto:

Ouça na Íntegra
00:00 00:00
Foto: Divulgação/PBH
Divulgação/PBH

Obras de drenagem foram feitas na região da Vilarinho

A Itatiaia inicia nesta semana a quarta rodada de reportagens especiais nas áreas atingidas por enchentes em Belo Horizonte. O objetivo é acompanhar o andamento de projetos e obras e cobrar do poder público providências. A primeira parada é na região de Venda Nova, onde tem obra acontecendo no encontro das avenidas Vilarinho e Álvaro Camargos. Da última vez que estivemos no local, em abril, a obra estava tímida. Agora tem máquinas para todo o lado e até interdição na via. O primeiro de três reservatórios está sendo construído. 

Ouça a reportagem completa, com João Felipe Lolli

Integrante do movimento “Eu, Vilarinho”, Ricardo Andrade avalia a situação. “A obra tem encaminhado, não na velocidade esperada pelos comerciantes que já sofreram muito com essa questão da pandemia, com o comércio fechado, mas ela tem caminhado significativamente. A gente tem uma expectativa boa para o término dela o mais rápido possível.”

Comerciante na região, Aline Vieira reclama das interdições feitas no trânsito, espantando os clientes, mas afirma que segue com esperança de dias melhores.

“Trazer esperança traz, mas eu não acredito que vai sanar o problema. Eu como um comerciante aqui desde os 12 anos com meus pais acredito que vai amenizar, sanar não ai. Eu falo alegria por causa do caminhamento da obra e tristeza da gente não ter sido avisado que a obra ia ter início para a gente poder ter um planejamento em relação a clientes. Simplesmente chegaram aqui [e falaram] ‘vamos fechar amanhã’. 70% dos meus clientes não vêm aqui porque não tem por onde vir.”

Secretário de Obras da Prefeitura de Belo Horizonte, Josué Valadão, explica as ações feitas na região.

“A situação ali está realmente causando muito transtorno para o cidadão que passa ali de veículo porque tem ali um congestionamento motivado pelas obras. Ali está sendo feito uma estrutura hidráulica que vai acomodar as águas que chegam do Córrego Vilarinho e que vem do Córrego do Nado, então na avenida Vilarinho e na avenida Álvaro Camargo ele se encontra ali naquele local, isso cria um remanso naquela região e não a fluidez. Essa estrutura é um reservatório, que não é muito grande, mas é um reservatório que vai dar maior fluidez e maior acomodação para as águas que chegam desses dois córregos em direção do Izidoro e também permitir uma fluidez maior da água que corre sobre a superfície das avenidas.”

Segundo o secretário, a expectativa é que a obra esteja pronta até a estação chuvosa deste ano. 

Sobre os outros dois reservatórios, o secretário diz que as obras são mais complexas. “Eles são muito grandes para acumular esse volume de água que vai ser retido durante as chuvas e depois da chuva a água é bombeada normalmente, de uma maneira suave, para ir em direção ao Córrego do Nado e ao Córrego do Vilarinho. A expectativa é da ordem de 34 metros de profundidade em cada um desse, isso dá para fazer uma ideia do tamanho, isso seria equivalente a um prédio de 11 andares. Em toda a região no entorno foram feitas vistorias cautelares, com fotografias e tudo, porque como a obra ela tem impacto no solo, pode vir a ter algum tipo de problema, alguma trinca, rachadura, então a vistoria cautelar já foi concluída e tem intenção de se tiver algum problema a gente justificar o porquê. São obras de longo prazo, expectativa de dois a três anos para concluir.”

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Partida acontece nesta terça-feira (7), às 11h. No jogo de ida, times empataram por 0 a 0. #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/galo-x-bragantino-fazem-final-do-bras...

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Militares do Corpo de Bombeiros também atuam, nesta segunda-feira (6), para evitar reignição no Parque das Mangabeiras, em BH. #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/s...

    Acessar Link