Notícias

Semana destaca importância de doação de leite materno

Por Jacqueline Moura/ Itatiaia, 22/05/2019 às 11:46
atualizado em: 22/05/2019 às 11:52

Texto:

Foto: Agência EBC
Agência EBC

Em comemoração à Semana Estadual de Conscientização da Doação de Leite Humano que vai até o próximo sábado (25), o Banco de Leite Humano da Maternidade Odete Valadares lançou, nesta semana, a campanha de doação de leite materno 2019.

Em 2018, Minas Gerais captou mais de nove mil litros de leite nos 29 postos de coleta distribuídos pelo Estado. Com essa arrecadação, foi possível atender a 5.400 bebês prematuros internados em hospitais da capital e do interior.

“Nos últimos anos, estamos percebendo uma maior conscientização sobre a importância da doação de leite humano, o que reflete no volume crescente de doações. Mas todos os bancos de leite precisam de leite para abastecer seus estoques e, à medida que os meses vão se passando, também precisam renovar seus cadastros de doadoras. Daí a importância das campanhas serem veiculadas na mídia, nos hospitais etc.”, explica a coordenadora do Banco de Leite da Maternidade Odete e dos Bancos de Leite de Minas Gerais, Maria Hercília de Castro Barbosa.

De acordo com a Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig), para doar leite materno, a mulher precisa estar saudável, com os exames de hepatite, HIV e sífilis negativos e não ter feito transfusão de sangue no último ano. Também não pode ingerir bebida alcoólica, fumar e fazer uso de medicamentos que são contraindicados durante a amamentação. 

O Banco de Leite da Maternidade Odete Valadares é referência estadual em amamentação. Atualmente consegue de 250 a 270 litros de leite humano doados que vão para cerca de 130 bebês prematuros por mês. A maternidade também oferece curso de casal grávido aberto à comunidade, promove encontros de mães de bebês prematuros, oficinas lúdicas, capacitações em manejo clínico do aleitamento materno, processamento e qualidade do leite materno, assessoria técnica aos bancos de leite do Estado, captação de doadoras, coleta, processamento, controle de qualidade e distribuição de leite humano. 

Segundo a Fhemig, Minas Gerais possui hoje 14 bancos de leite, localizados nos municípios de Araxá, Varginha, Passos, Uberaba, Uberlândia, Viçosa, Ubá, Juiz de Fora, Brasília de Minas, Montes Claros, Ouro Preto e Belo Horizonte.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Torcedor morre após sofrer infarto durante clássico entre Atlético e Cruzeiro no Horto: https://t.co/QzOviiI04l https://t.co/Tn4DEZPzB0

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Homem de 34 anos chegou a ser atendido ainda no estádio pela equipe médica e foi socorrido para o Hospital João XXIII, em Belo Horizonte, mas não resistiu e faleceu.

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    ⚽O resultado desta quarta-feira, no Independência, foi histórico para a Raposa

    Acessar Link