Notícias

Saiba o que é o refluxo e como evitar

Por Jacqueline Moura/Itatiaia, 10/03/2020 às 10:18
atualizado em: 10/03/2020 às 10:21

Texto:

Foto: Secretaria de Saúde/DF
Secretaria de Saúde/DF

A cada dez brasileiros, pelo menos um sofre com refluxo, de acordo com informações do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva. A principal causa da doença é o mau funcionamento de um músculo do sistema digestivo, que pode ser hereditário. 

“O refluxo pode ter várias causas, mas a mais comum é o problema no esfíncter, músculo que fica entre o estômago e o esôfago. O mau funcionamento acontece quando a pessoa come, e o esfíncter não fecha, não prende o alimento e o suco gástrico no estômago. Este mau funcionamento pode ser hereditário. Normalmente, pessoas da mesma família sofrem com o mesmo problema”, explica o Gastroenterologista Ricardo Pereira Mendes. 

Segundo o especialista, o refluxo gástrico é uma doença crônica que não tem cura, mas existe tratamento e controle. “Tem pessoas que têm o refluxo mais leve e consegue evitá-lo apenas com alimentação e mudança de hábitos como evitar comer e se deitar e elevar a cabeceira da cama. Outras pessoas já têm sintomas mais intensos e precisam fazer o uso de medicamentos, esse uso pode ser durante toda a vida”, detalha.

Embora encarado como uma doença simples pela população, o refluxo pode causar doenças mais graves como asma e até câncer de esôfago. “Quando o refluxo é muito intenso, aparece mais de duas vezes por semana, a pessoa tem muita queimação e muito incômodo, o uso de medicamentos é recomendado porque o ácido que sobe do estômago pode causar um câncer de esôfago. Dependendo da intensidade, o refluxo também pode ir para os pulmões e causar vários problemas. Um deles, a asma”, afirma o gastroenterologista Ricardo Pereira Mendes.  
 

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    ⚽️ Jogador afirmou não guardar mágoa do Cruzeiro e disse que tem amigos no clube celeste.

    Acessar Link