Notícias

Saiba como avaliar os sintomas de joanetes, deformidade óssea do 'dedão do pé'

Mulheres são as mais atingidas devido ao uso de calçados de salto e de bico fino

Por Jacqueline Moura, 01/09/2021 às 09:28
atualizado em: 01/09/2021 às 09:34

Texto:

Foto: Pixabay
Pixabay

A deformidade óssea do “dedão” do pé, conhecida popularmente como joanete, afeta principalmente as mulheres. Normalmente começa a aparecer após a primeira menstruação, durante a vida ativa, quando a mulher usa com mais frequência calçados de salto e de bico fino, após a menopausa e, após os 60 anos. O aparecimento da deformidade pode estar ligado a fatores genéticos. 

A principal consequência do joanete é a dor, dificuldade para usar calçados e a formação de calos. Fatores hormonais e uso de calçados de bico fino são os principais agravantes nas mulheres. Nos homens, a deformidade é menos comum e os sintomas se acentuam por causa das áreas de maior pressão e sobrecarga dos dedos dentro dos calçados. 

De acordo com o ortopedista especialista em Medicina e Cirurgia do Pé e do Tornozelo Daniel Baumfeld, não existe tratamento não cirúrgico para o joanete. “O que se aplica de tratamento não cirúrgico tem o objetivo somente de aliviar os sintomas, tratando a consequência, mas não a causa da dor. O uso de silicones, adesivos, separadores de dedo e calçados adaptados não corrigem a deformidade óssea. A cirurgia não é obrigatória, mas é indicada para aqueles pacientes nos quais as limitações são importantes ao ponto de buscar uma alternativa para corrigir o problema. A escolha do melhor tratamento é uma decisão pessoal e a melhor época para realizar a cirurgia depende das limitações que temos no nosso dia a dia”.

Segundo o especialista, ter cuidado constante com os pés evitando calçados impróprios para atividades que exigem ficar com o calçado por mais tempo pode ser uma ferramenta útil para o alívio dos sintomas. Outra dica é comprar os calçados ao final do dia - após às 17 horas-  e experimentá-los fora dos tapetes presentes nas lojas.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Partida acontece nesta terça-feira (7), às 11h. No jogo de ida, times empataram por 0 a 0. #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/galo-x-bragantino-fazem-final-do-bras...

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Militares do Corpo de Bombeiros também atuam, nesta segunda-feira (6), para evitar reignição no Parque das Mangabeiras, em BH. #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/s...

    Acessar Link