DIGI+ Campeão Mineiro - Internas

Notícias

Repelente tem pouca eficácia contra carrapato transmissor da febre maculosa 

Por Redação , 05/06/2019 às 08:52
atualizado em: 05/06/2019 às 10:05

Texto:

Ouça na Íntegra
00:00 00:00
Foto: Divulgação Prefeitura de Contagem
Divulgação Prefeitura de Contagem

Muita gente ainda não sabe como proceder para se prevenir contra a febre maculosa. Cuidados caseiros funcionam para evitar o carrapato que transmite a doença? O que fazer com animais domésticos? Repelente é eficiente? A professora de parasitologia veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Júlia Silveira, explica que o controle do carrapato é difícil. Repelentes, mesmo os de icaridina, não têm a mesma eficácia comprovada como no caso dos mosquitos.

Ouça a entrevista completa com Alessandra Mendes!

“O carrapato gosta das áreas mais quentes e úmidas do corpo. Então, tem que fazer uma inspeção debaixo do braço e nas áreas que têm as dobrinhas”, diz a professora, que recomenta evitar levar cães e animais de estimação para passear em áreas com registro da doença.

A professora garante que medidas caseiras, como passar óleo na pele, não têm eficácia comprovada contra o carrapato.

Os casos de febre maculosa têm assustado moradores da Grande BH. São 31 casos investigados na capital mineira e 23 em Contagem. Até o momento, a doença matou duas pessoas; outros dois óbitos são investigados.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    ⚽️ #Cruzeiro: primeiro esboço de time na intertemporada. Fábio; Romero, Dedé, Léo e Egídio; Henrique, Jadson, Marqu… https://t.co/r7ICaBsEkY

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    ⚽Volante estava emprestado pelo Real Madrid até o próximo domingo (30), mas foi liberado nesta terça-feira e não treina mais na Toca da Raposa II

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Segunda Turma do STF julga pedido de soltura do ex-presidente.

    Acessar Link