Notícias

Pernilongos e bichinhos de luz ocupam residências em BH, em meio ao calor

Biólogo traça relação entre desenvolvimento dos insetos e aumento da temperatura

Por Com informações de Edson Costa, 15/09/2021 às 08:44
atualizado em: 15/09/2021 às 08:50

Texto:

Foto: Genilton J. Vieira / Fiocruz
 Genilton J. Vieira / Fiocruz

Com o calorão e o tempo seco, lá estão eles: os pernilongos, que roubam o sono de muita gente. Outra visita frequente são os bichinhos de luz, que voam ao redor de lâmpadas. Moradores de Belo Horizonte relatam a presença em massa desses insetos nas residências.

Segundo o biólogo e professor Igor Rismo Coelho, apesar destes animais dependerem também da umidade, o calor pode tornar mais rápida a eclosão dos ovos dos insetos. E mudanças ambientais acabam adiantando este processo.

"A gente sabe que as mudanças climáticas têm efeito significativo sobre padrões de ocorrência de qualquer organismo, até mesmo em inseto. Imagine: logo após um incêndio, o ambiente fica mais sujeito a temperaturas elevadas, a radiação solar chegará com mais facilidade. Com isso, o desenvolvimento de mosquitos será acelerado", explica. 

"Qualquer região que oferecer condições e recursos necessários para um organismo, ele ocupará o meio ambiente", prossegue o especialista. 

Já os bichinhos de luz, quando aparecem, normalmente significam que a estação chuvosa está por vir. "Os cupins, hoje em dia, fazem parte do mesmo grupo das baratas. E, dependendo da classificação que a gente utilizar, podemos dizer que os cupins são, na realidade, baratas sociais. Esses bichinhos de luz ocorrem sazonalmente nesta época do ano", diz.

Ele lembra que, apesar do incômodo, esses animais não oferecem nenhum risco aos humanos. "Podem, eventualmente, causar reações alérgicas em pessoas mais sensíveis, mas eu entendo que não são casos graves", afirma.

O biólogo dá dicas para tentar reduzir a presença destes insetos em casa. "Fechar portas e janelas; até mesmo telar, se for um caso muito mais complicado, de infestação mesmo. Também resolve, em certa medida, apagar as luzes da casa até esses insetos se dispensarem para outras fontes luminosas", completa.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Partida acontece nesta terça-feira (7), às 11h. No jogo de ida, times empataram por 0 a 0. #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/galo-x-bragantino-fazem-final-do-bras...

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Militares do Corpo de Bombeiros também atuam, nesta segunda-feira (6), para evitar reignição no Parque das Mangabeiras, em BH. #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/s...

    Acessar Link