Notícias

Pela oitava vez um confronto entre Brasil e Argentina vale a Copa América

Nas sete vezes anteriores, argentinos levaram a melhor cinco vezes, mas brasileiros ganhou as duas decisões

Por Alexandre Simões, 10/07/2021 às 09:00
atualizado em: 10/07/2021 às 18:36

Texto:

Foto: Arquivo/Conmebol
Arquivo/Conmebol

Brasil e Argentina fazem neste sábado (10), às 21h, no Maracanã, a oitava partida entre eles que terminará com um deles campeão da Copa América. Nas sete vezes anteriores, apenas dois confrontos foram decisões diretas, como agora em 2021. E os brasileiros saíram de campo vencedores em ambas (2004 e 2007). Nas outras cinco oportunidades, a partida era válida pela última rodada do então Campeonato Sul-Americano, e a taça foi erguida pelos argentinos.

CLIQUE AQUI e acompanhe a Jornada Esportiva da Itatiaia, a partir das 16h. Narração de Antônio Carlos, comentários de Edu Panzi, reportagens de Thiago Reis e Wellington Campos, plantão de Fabrício Calazans, com análise de arbitragem de Márcio Rezende de Freitas, dos números de  Domingos Sávio Baião e a ancoragem de João Vitor Cirilo.
Conheça a história das partidas entre os dois rivais que valeram o título da Copa América:

1925
Na última rodada, numa edição que contou com três seleções, a outra era o Paraguai, Brasil e Argentina jogaram em Buenos Aires, no dia 25 de dezembro, com os donos da casa precisando do empate para garantirem o título, que foi garantido com um 2 a 2, depois de a Seleção abrir 2 a 0, com gols de Friedenreich e Nilo.

1937
Brasil e Argentina se enfrentam pela última rodada da competição, disputada em turno único, em Buenos Aires. A Seleção precisava apenas do empate para ser campeã, mas os donos da casa levam a melhor vencendo por 1 a 0.

1946
Os dois países se enfrentam novamente em Buenos Aires, pela última rodada do Campeonato Sul-Americano, com a Argentina precisando apenas do empate para ser campeã. Numa verdadeira batalha, os donos da casa vencem por 2 a 0. Quando o placar era de 0 a 0, Salomón quebrou a pernas numa disputa com Jair. O campo foi invadido, e a polícia ajudou a bater nos jogadores brasileiros. O episódio fez a CBD cortar relações com a AFA por dez anos.

1957
Brasil e Argentina chegam à última rodada do Campeonato Sul-Americano na liderança  empatados com oito pontos. O jogo disputado em Lima, no Peru, termina com vitória argentina por 3 a 0, naquela que foi a última partida do craque Zizinho pela Seleção Principal.

1959
Em Campeonato Sul-Americano disputado na Argentina, os dois países chegam novamente à última rodada com chances de título. O Brasil precisava vencer para levantar a taça. O empate por 1 a 1, que deu o título aos argentinos, ficou marcado pelo último lance do jogo, quando Garrincha driblou o goleiro Negri e chutou. Antes de a bola ultrapassar a linha fatal, o árbitro chileno Carlos Robles apitou o final da partida. Esta foi a única Copa América disputada por Pelé e entrou para a história da imprensa em Minas Gerais, pois a Rádio Itatiaia fez a primeira transmissão internacional de uma emissora do Estado.

2004
Brasil e Argentina fazem a decisão da Copa América do Peru no Estádio Nacional, em Lima. O centroavante Adriano marca o gol de empate brasileiro aos 47 minutos do segundo tempo. O resultado de 2 a 2 leva a decisão para os pênaltis, e a Seleção vence por 4 a 2.

2007
A última decisão de Copa América entre Brasil e Argentina foi há 14 anos, em Maracaibo, na Venezuela. A albiceleste era favorita pelo poderio do seu time, que tinha o trio ofensivo formado por Riquelme, Tévez e Messi. Mas a Seleção não se intimidou e venceu por 3 a 0, gols de Júlio Baptista, Roberto Ayala (contra) e Daniel Alves.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Partida acontece nesta terça-feira (7), às 11h. No jogo de ida, times empataram por 0 a 0. #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/galo-x-bragantino-fazem-final-do-bras...

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Militares do Corpo de Bombeiros também atuam, nesta segunda-feira (6), para evitar reignição no Parque das Mangabeiras, em BH. #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/s...

    Acessar Link