Notícias

Para ter velhice livre de doenças, cuidados com a saúde devem começar ainda na juventude

Atividades físicas, boa alimentação e acompanhamento médico são listados como boas práticas

Por Jacqueline Nunes/Itatiaia, 13/09/2021 às 11:55
atualizado em: 13/09/2021 às 12:08

Texto:

Foto: Pixabay
Pixabay

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que até 2025 o Brasil seja o sexto país do mundo em número de idosos. Entre 1980 e 2000, a população com 60 anos ou mais cresceu 7,3 milhões, totalizando mais de 14,5 milhões em 2000. Diante deste cenário é essencial cuidar da saúde cada vez mais cedo para tentar minimizar os impactos de doenças na velhice. 

Atividades físicas, boa alimentação e acompanhamento médico são fatores que ajudam a evitar complicações na saúde 'mais tarde'. Doenças cardiovasculares, pulmonares, AVC’s e as demências são alguns problemas de saúde mais comuns enfrentados pelos idosos. Alguns poderiam ser evitados ou até amenizados se as pessoas tivessem mais cuidado com a saúde quando mais jovem.

“Dieta, prática de exercício físico, controle da pressão arterial e da glicose ajudam a adiar sequelas do envelhecimento. A alimentação saudável é imprescindível, lembrando que deve se consumir o prato com alimentos cada vez mais coloridos e sem excessos, principalmente de gordura”, explica a geriatra Carolina Lisboa. 

A médica ainda alerta que as doenças crônicas são as que mais preocupam na velhice devido ao fato de serem negligenciadas na fase adulta. “As doenças crônicas não aparecem durante a velhice, acontecem durante a fase adulta. Hipertensão e diabetes, por exemplo, aparecem antes e muitas vezes são negligenciadas, por isso, na terceira idade aparecem consequências delas. Podemos citar os derrames que deixam muitos pacientes acamados e com sequelas e o diabetes, que pode levar à cegueira e às amputações”, alerta a geriatra. 

De acordo com a fisioterapeuta Thalita Cruz, da Clínica Magda Rocha, é de extrema importância para retardar os aspectos negativos decorrentes do envelhecimento, prevenir quedas, melhorar a qualidade de vida e o humor, além de proporcionar maior convívio social. O processo de envelhecimento humano traz mudanças no funcionamento dos sistemas neurológico, musculoesquelético e cardiovascular. Todas essas mudanças negativas podem trazer problemas no desempenho das atividades de vida diária em pessoas idosas, mas é possível minimizar esses impactos com a atividade física.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Partida acontece nesta terça-feira (7), às 11h. No jogo de ida, times empataram por 0 a 0. #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/galo-x-bragantino-fazem-final-do-bras...

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Militares do Corpo de Bombeiros também atuam, nesta segunda-feira (6), para evitar reignição no Parque das Mangabeiras, em BH. #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/s...

    Acessar Link