ALMG - SOU MINAS DEMAIS

Notícias

Pampulha pode virar patrimônio cultural da humanidade

Rádio Itatiaia

Por Matheus de Oliveira / Editoria de Web, 07/06/2016 às 20:59

Texto:

A Prefeitura de Belo Horizonte lançou, nesse sábado (15), a candidatura do Conjunto Arquitetônico da Pampulha ao título de Patrimônio Cultural da Humanidade, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

O presidente da Fundação Municipal de Cultura, Leônidas de Oliveira, anunciou as principais alterações que serão feitas na Pampulha para que ela obtenha o feito.

“As modificações já começaram. Na primeira fase restauramos grande parte do Museu da Pampulha. O piso, o segundo pavimento e a limpeza das fechadas. Agora, esperamos que no próximo ano restauremos os jardins de Burle Marx, que pela primeira vez voltarão à forma como foram implantados na década de 1940”, disse Oliveira, que espera a aprovação dos projetos pelo Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha) e pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

“A igrejinha vai passar por um processo parcial de restauração, sobretudo na cobertura que está com muitas infiltrações. A Casa do Baile vai passar por uma reestruturação completa. Tudo isso tem recurso garantido. A Praça Dino Barbieri passará por um tratamento de acessibilidade”, garante.

O presidente da Fundação Municipal de Cultura acredita todo o conjunto arquitetônico e urbanístico da Pampulha esteja restaurado em 2014, quando o Iphan entrega o dossiê para análise da Unesco.

Os problemas de poluição e mau cheiro da Lagoa também devem ser resolvidos. “O projeto de recuperação está acontecendo. Os rios que vêm para a Lagoa estão sendo cuidados e há esse processo de limpeza total até a Copa do Mundo”, afirma Leônidas.

Segundo ele, o reconhecimento do Conjunto Arquitetônico da Pampulha como Patrimônio Cultural da Humanidade representa para o mundo o reconhecimento da obra de Niemeyer. “Belo Horizonte torna-se, então, o portal de turismo das cidades patrimônio da humanidade em Minas para a consolidação desse conjunto urbanístico. Fortalece a Pampulha e tudo o que ela representa”, concluiu.

Ouça a matéria com a repórter Mônica Miranda

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Moro lamenta decisão da Câmara de tirar Coaf da Justiça, mas diz que 'faz parte da democracia'… https://t.co/tscCkhfsHH

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Há mais de quatro meses, moradores de Barão de Cocais tiveram suas vidas completamente alteradas por causa do risco de rompimento da barragem Sul Superior, na mina Gongo Soco,...

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    De um lado estão os que apoiam as manifestações, do outro lado estão parlamentares do PSL que não integram a brigada olavista. Leia!

    Acessar Link