Viver bem - Internas

Notícias

Pampulha pode virar patrimônio cultural da humanidade

Rádio Itatiaia

Por Matheus de Oliveira / Editoria de Web, 07/06/2016 às 20:59

Texto:

A Prefeitura de Belo Horizonte lançou, nesse sábado (15), a candidatura do Conjunto Arquitetônico da Pampulha ao título de Patrimônio Cultural da Humanidade, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

O presidente da Fundação Municipal de Cultura, Leônidas de Oliveira, anunciou as principais alterações que serão feitas na Pampulha para que ela obtenha o feito.

“As modificações já começaram. Na primeira fase restauramos grande parte do Museu da Pampulha. O piso, o segundo pavimento e a limpeza das fechadas. Agora, esperamos que no próximo ano restauremos os jardins de Burle Marx, que pela primeira vez voltarão à forma como foram implantados na década de 1940”, disse Oliveira, que espera a aprovação dos projetos pelo Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha) e pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

“A igrejinha vai passar por um processo parcial de restauração, sobretudo na cobertura que está com muitas infiltrações. A Casa do Baile vai passar por uma reestruturação completa. Tudo isso tem recurso garantido. A Praça Dino Barbieri passará por um tratamento de acessibilidade”, garante.

O presidente da Fundação Municipal de Cultura acredita todo o conjunto arquitetônico e urbanístico da Pampulha esteja restaurado em 2014, quando o Iphan entrega o dossiê para análise da Unesco.

Os problemas de poluição e mau cheiro da Lagoa também devem ser resolvidos. “O projeto de recuperação está acontecendo. Os rios que vêm para a Lagoa estão sendo cuidados e há esse processo de limpeza total até a Copa do Mundo”, afirma Leônidas.

Segundo ele, o reconhecimento do Conjunto Arquitetônico da Pampulha como Patrimônio Cultural da Humanidade representa para o mundo o reconhecimento da obra de Niemeyer. “Belo Horizonte torna-se, então, o portal de turismo das cidades patrimônio da humanidade em Minas para a consolidação desse conjunto urbanístico. Fortalece a Pampulha e tudo o que ela representa”, concluiu.

Ouça a matéria com a repórter Mônica Miranda

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    ⚽️Definidos datas e horários dos jogos entre Atlético e Danubio pela 2ª fase da Libertadores:… https://t.co/1akz8uqr98

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    ⚽Galo já sabe quando irá estrear na fase preliminar da Copa Libertadores 2019

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    ⚽A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) divulgou na noite desta terça-feira a tabela detalhada da Copa Libertadores 2019

    Acessar Link