Notícias

A ONG Defesa Social entrou com uma representação no Ministério Público contra a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), que está distribuindo a usuários de droga canudos para o uso de cocaína e água destilada para dissolver a droga.

Belo Horizonte

Por Editoria de web, 10/08/2016 às 21:52

Texto:

Ouça na Íntegra
00:00 00:00

A ONG Defesa Social entrou com uma representação no Ministério Público contra a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), que está distribuindo a usuários de droga canudos para o uso de cocaína e água destilada para dissolver a droga. Além disso, a PBH fornece, inclusive para menores de idade, camisinhas e gel lubrificante para a prática de sexo anal. O objetivo da ONG é ouvir do prefeito Marcio Lacerda, via MP, as justificativas legais e científicas da medida.

O presidente da organização, Robert Willian, classifica a ação da prefeitura como absurda. A ONG Defesa Social é uma das cinco integrantes do projeto Consultórios na Rua, da Secretaria Municipal de Saúde, que trabalha com a abordagem e apoio aos usuários.

“Foi uma surpresa ao ver que as equipes dos Consultórios de Rua distribuem canudos para o pessoal cheirar cocaína, água destilada para que eles possam dissolver a cocaína e torná-la injetável, ainda com a orientação de distribuir preservativos e gel lubrificante para  prática de sexo anal, não excluindo disso os adolescentes, o que é uma coisa absurda”, disse.

A PBH admite que faz a distribuição para evitar o compartilhamento do material e a transmissão de doenças, como Aids e hepatites. No entanto, a justificativa é rebatida por Robert Willian.

“Está contrariando a lei de drogas, que fala que qualquer pessoa que colaborar, incentivar, induzir ou ajudar a pessoa a usar droga está cometendo um crime”, disse. “Distribuição de canudo não vai reduzir (o uso de drogas), vai é incentivar que as pessoas utilizem mais a cocaína. A questão da água... se eles não tiverem a água destilada para diluir a cocaína em pó, eles, com certeza, não vão usar”, avaliou.

Ouça a reportagem de Mônica Miranda


Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Palocci reafirma que Lula negociou repasses para filho com lobista de montadoras https://t.co/rxGXjtIUMb https://t.co/jWxlBxQiRi

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    A negociação, disse Palocci, envolveu a atuação de Lula junto ao governo federal para evitar que a presidente Dilma Rousseff vetasse a emenda da MP 627 que previa a manutenção...

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    ⚽ Os dois empates nos clássicos não deixaram a gente chegar em primeiro lugar, mas temos uma boa equipe para conquistar o título e vamos fazer o possível para trazer este títu...

    Acessar Link