Unimed - Hospital Betim - Internas

Notícias

No Dia Nacional da Mamografia, alerta é para baixa cobertura do exame pelo SUS no país 

Por Jacqueline Moura/ Itatiaia, 05/02/2019 às 07:34
atualizado em: 05/02/2019 às 07:36

Texto:

Foto: Agência EBC
Agência EBC

Depois do Dia Mundial do Câncer, é lembrado nesta terça-feira o Dia Nacional da Mamografia, exame que, se feito frequentemente, pode ajudar no diagnóstico precoce do câncer de mama e aumentar as chances do sucesso do tratamento. De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia, nas populações com acesso à mamografia preventiva periódica, a possibilidade de cura chega a 90%. 

Apesar de várias campanhas de conscientização, como Outubro Rosa, a cobertura no Brasil ainda está abaixo do recomendado pela OMS (Organização Mundial de Saúde). Com uma meta de 11 milhões de mulheres para realização do exame frequentemente, menos de três milhões têm acesso à mamografia pelo SUS (Sistema Único de Saúde). 

“Hoje o melhor método para rastreamento do câncer de mama é a mamografia. A gente recomenda que o exame seja feito a partir dos 40 anos de idade, pelo menos, uma vez por ano. No Brasil, infelizmente a cobertura da mamografia pelo SUS é muito abaixo do recomendado”, detalha Bárbara Passe, diretora da Sociedade Brasileira de Mamografia Regional Minas Gerais.

No estado, a cobertura do exame pelo SUS chega a apenas 30% das mulheres que precisam fazer a mamografia, índice baixo. Mas a cobertura em Minas Gerais é considerada uma das maiores do país. “Muitas mulheres querem fazer a mamografia, procuram pelo exame, mas não conseguem. Além disso, muitas mulheres não fazem o exame por causa de medo, ainda temos muito essa cultura do medo no Brasil”, explica a especialista.

Bárbara Passe ainda reforça que é de extrema importância a realização do exame periodicamente. “Isso porque a mulher que recebe diagnóstico do câncer de mama ainda no início tem 90% de chances de ser curada”, alerta.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    🚦#TrânsitoNoAr 🚁 Batida envolvendo dois carros e uma moto na avenida Cristiano Machado, após a José Cândido da Silv… https://t.co/DULayIbkp2

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    “A gente deveria olhar para as consequências da reforma chilena para não copiar aqui, porque lá foi um fracasso e receio de que cometamos o mesmo fracasso aqui”, diz doutora e...

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Com eles foram apreendidos 15 quilos de cocaína, R$ 26 mil, porções de crack e duas armas municiadas - um revólver calibre 38 e outro calibre 22.

    Acessar Link