Unimed Ago-Set Maxi Internas CPM

Notícias

No Dia Nacional da Mamografia, alerta é para baixa cobertura do exame pelo SUS no país 

Por Jacqueline Moura/ Itatiaia, 05/02/2019 às 07:34
atualizado em: 05/02/2019 às 07:36

Texto:

Foto: Agência EBC
Agência EBC

Depois do Dia Mundial do Câncer, é lembrado nesta terça-feira o Dia Nacional da Mamografia, exame que, se feito frequentemente, pode ajudar no diagnóstico precoce do câncer de mama e aumentar as chances do sucesso do tratamento. De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia, nas populações com acesso à mamografia preventiva periódica, a possibilidade de cura chega a 90%. 

Apesar de várias campanhas de conscientização, como Outubro Rosa, a cobertura no Brasil ainda está abaixo do recomendado pela OMS (Organização Mundial de Saúde). Com uma meta de 11 milhões de mulheres para realização do exame frequentemente, menos de três milhões têm acesso à mamografia pelo SUS (Sistema Único de Saúde). 

“Hoje o melhor método para rastreamento do câncer de mama é a mamografia. A gente recomenda que o exame seja feito a partir dos 40 anos de idade, pelo menos, uma vez por ano. No Brasil, infelizmente a cobertura da mamografia pelo SUS é muito abaixo do recomendado”, detalha Bárbara Passe, diretora da Sociedade Brasileira de Mamografia Regional Minas Gerais.

No estado, a cobertura do exame pelo SUS chega a apenas 30% das mulheres que precisam fazer a mamografia, índice baixo. Mas a cobertura em Minas Gerais é considerada uma das maiores do país. “Muitas mulheres querem fazer a mamografia, procuram pelo exame, mas não conseguem. Além disso, muitas mulheres não fazem o exame por causa de medo, ainda temos muito essa cultura do medo no Brasil”, explica a especialista.

Bárbara Passe ainda reforça que é de extrema importância a realização do exame periodicamente. “Isso porque a mulher que recebe diagnóstico do câncer de mama ainda no início tem 90% de chances de ser curada”, alerta.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Bolsonaro provoca presidente da OAB: 'Posso contar como o pai dele desapareceu' https://t.co/VL1QAuI1sI https://t.co/uO2itrIBJh

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    ⚽️ Jogador balançou a rede mais uma vez, mas não foi suficiente para vencer.

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    ⚽️ Raposa ficou perto de vencer a primeira fora de casa no Brasileiro.

    Acessar Link