Unimed - Fevereiro - Internas - Maxiboard

Notícias

No dia mundial do câncer, especialista alerta para maneiras de combater a doença

Por Jacqueline Moura/ Itatiaia, 04/02/2019 às 12:16
atualizado em: 04/02/2019 às 12:34

Texto:

Foto: Divulgação
Divulgação

É lembrado nesta quinta-feira o Dia Mundial do Câncer. O objetivo da data é conscientizar a população sobre os riscos da doença, a importância do diagnóstico precoce para aumentar as chances de cura e sobre as maneiras de prevenção da doença. 

De acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer), a estimativa é que neste ano surjam 600 mil novos casos no país. Já a OMS (Organização Mundial de Saúde) alerta que cerca de 13 milhões de pessoas são diagnosticadas com câncer todo ano no mundo. 

Os tipos de câncer com maior número de casos são de pele, de mama e de próstata. “O câncer de pele é o mais comum entre os brasileiros, isso porque o Brasil recebe uma quantidade muito elevada de radiação solar. A prevenção desse tipo de câncer é simples, usar o protetor solar com frequência e evitar tomar sol entre 10h e 16h”, detalha Flávio Brandão, oncologista da Santa Casa de Belo Horizonte.

Segundo o médico, o cuidado com a alimentação também é uma das principais maneiras de prevenção de qualquer tipo de câncer. “A OMS já concluiu que os alimentos enlatados e embutidos aumentam o risco de câncer, então temos que evitar esse tipo de alimento. Evitar o consumo de gorduras animais de modo geral. Além disso, o consumo de fibras encontradas em frutas, legumes e verduras pode ajudar a combater o câncer de intestino grosso”, explica. 

O diagnóstico precoce da doença é fundamental para o tratamento bem-sucedido. Ainda segundo o oncologista, as mulheres são mais vigilantes com a saúde e fazem exames de rotina frequentemente, como mamografias e o exame de prevenção de câncer de colo do útero. 

“Os homens são mais resistentes a fazer os exames de rotina por causa do exame de toque, mas não devem se apegar a esse detalhe e realizar os exames com frequência para evitar a doença”, alerta Flávio Brandão. 

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Perto do carnaval, pesquisa mostra que cerveja está até 16,25% mais cara em BH https://t.co/nrTY28oX06 https://t.co/3VzFYDZFzQ

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    🍺 É o caso da Heineken, de 600 ml, que teve a maior alta entre as cervejas.

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Os militares identificaram os entorpecentes em uma mala, dentro da casa dele.

    Acessar Link