Notícias

No dia do café, especialistas detalham benefícios da bebida para a saúde

Por Jacqueline Moura/ Itatiaia, 24/05/2019 às 12:24
atualizado em: 24/05/2019 às 12:26

Texto:

Hoje é lembrado em todo o Brasil o Dia do Café. A bebida faz parte da rotina de 98,5% dos lares brasileiros e ainda pode trazer vários benefícios para a saúde. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), o Brasil é o maior produtor e exportador de café no mundo. Em relação ao consumo da bebida, o país é o segundo maior, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

Para a nutricionista esportiva Raphaela Cordeiro tudo vai depender da quantidade da bebida consumida por dia ou da sensibilidade à cafeína. “A recomendação é que o consumo do café seja limitado a três ou quatro xícaras por dia, de acordo com orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS). O excesso da bebida pode causar dependência por causa da cafeína, insônia, irritabilidade e até agravar quadros de gastrites”, alerta.

Se consumido com moderação, os benefícios do café para a saúde são vários, “reduz os riscos de doença de Parkinson, Alzaheimer, pode melhorar o funcionamento do fígado, facilitando a perda de peso. Estudos mostram que o café pode evitar câncer de endométrio, próstata, intestino grosso e fígado”, detalha o médico nutrólogo Juan Bernard, fundador do Instituto Mineiro de Nutrologia.

O café no ambiente hospitalar

No Hospital da Baleia, a equipe de assistência percebe que os pacientes ficam animados quando vai chegando a “hora do café”. “Além de conter alguns nutrientes essenciais que podem auxiliar no processo de recuperação, a bebida proporciona uma viagem ao tempo, um resgate de memória afetiva. Muitos recordam os bons momentos da infância quando viam, ouviam e sentiam o cheiro de um café sendo “coado” logo cedo. Isso traz afetividade, emoção, lembranças de família e de estar junto para apreciar um café da manhã”, comenta a nutricionista clínica do hospital, Vanessa de Oliveira Martins.

A especialista ainda destaca que o componente mais conhecido do café é a cafeína, um estimulante que melhora o estado de alerta e vigília, capacidade de raciocínio, memória e resistência. Além dos estímulos ao sistema nervoso central, o café é rico em antioxidantes que evitam a formação de radicais livres no organismo, protegendo e participando na atividade antiviral e antibacteriana, inibindo as inflamações e o estresse.  

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    ⚽️Réver exalta empenho no Horto e diz que Atlético ‘pagou preço muito alto pelo 1º jogo’ - https://t.co/MUZaT0UUm7 https://t.co/4VJdqGqoOq

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    ⚽Zagueiro também comentou a atitude dos torcedores atleticanos, que reconheceram o empenho dos jogadores em campo e aplaudiram o time após o apito final

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Homem de 34 anos chegou a ser atendido ainda no estádio pela equipe médica e foi socorrido para o Hospital João XXIII, em Belo Horizonte, mas não resistiu e faleceu.

    Acessar Link