Notícias

No dia do café, especialistas detalham benefícios da bebida para a saúde

Por Jacqueline Moura/ Itatiaia, 24/05/2019 às 12:24
atualizado em: 24/05/2019 às 12:26

Texto:

Hoje é lembrado em todo o Brasil o Dia do Café. A bebida faz parte da rotina de 98,5% dos lares brasileiros e ainda pode trazer vários benefícios para a saúde. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), o Brasil é o maior produtor e exportador de café no mundo. Em relação ao consumo da bebida, o país é o segundo maior, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

Para a nutricionista esportiva Raphaela Cordeiro tudo vai depender da quantidade da bebida consumida por dia ou da sensibilidade à cafeína. “A recomendação é que o consumo do café seja limitado a três ou quatro xícaras por dia, de acordo com orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS). O excesso da bebida pode causar dependência por causa da cafeína, insônia, irritabilidade e até agravar quadros de gastrites”, alerta.

Se consumido com moderação, os benefícios do café para a saúde são vários, “reduz os riscos de doença de Parkinson, Alzaheimer, pode melhorar o funcionamento do fígado, facilitando a perda de peso. Estudos mostram que o café pode evitar câncer de endométrio, próstata, intestino grosso e fígado”, detalha o médico nutrólogo Juan Bernard, fundador do Instituto Mineiro de Nutrologia.

O café no ambiente hospitalar

No Hospital da Baleia, a equipe de assistência percebe que os pacientes ficam animados quando vai chegando a “hora do café”. “Além de conter alguns nutrientes essenciais que podem auxiliar no processo de recuperação, a bebida proporciona uma viagem ao tempo, um resgate de memória afetiva. Muitos recordam os bons momentos da infância quando viam, ouviam e sentiam o cheiro de um café sendo “coado” logo cedo. Isso traz afetividade, emoção, lembranças de família e de estar junto para apreciar um café da manhã”, comenta a nutricionista clínica do hospital, Vanessa de Oliveira Martins.

A especialista ainda destaca que o componente mais conhecido do café é a cafeína, um estimulante que melhora o estado de alerta e vigília, capacidade de raciocínio, memória e resistência. Além dos estímulos ao sistema nervoso central, o café é rico em antioxidantes que evitam a formação de radicais livres no organismo, protegendo e participando na atividade antiviral e antibacteriana, inibindo as inflamações e o estresse.  

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    'Eu estou levando minha revolta para um lado de injustiça, eu preciso de uma resposta. Eu guardei tudo no quarto do bebê. Essa dor parece que não vai passar', completa.

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    O caso foi revelado em primeira mão pela rádio Itatiaia e repercute nacionalmente.

    Acessar Link