Notícias

Mulheres relatam dificuldades de amamentar em público

Por Jacqueline Moura/Itatiaia, 08/08/2019 às 10:08
atualizado em: 08/08/2019 às 10:11

Texto:

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Valter Campanato/Agência Brasil

A quinta reportagem da série especial sobre aleitamento materno exclusivo mostra que o natural ato da mãe amamentar o filho ainda desperta olhares de reprovação quando o gesto ocorre em público. 

A pedagoga Naiara percebeu que até o marido ficava incomodado quando ela dava o peito ao pequeno Daniel em qualquer lugar. “Ele se sentia incomodado com as pessoas que ficavam olhando. Eu não me sentia incomodada, porque eu só pensava em alimentar meu filho”.

Ana Maria Rodrigues Gonzáles, coordenadora do Serviço de Psicologia do Hospital Sofia Feldman, diz que o problema da amamentação em público não é de mãe e filho, e sim de quem está incomodado. 

“Porque que agride tanto o olhar do outro uma mãe que está com a mama exposta para amamentar o filho? São pessoas que vivem em meio a  vários conflitos. Por exemplo, pessoas que queriam amamentar, mas não puderam, por algum motivo ou pessoas com problemas com sexualidade. O sentido de exposição da mama para a amamentação não tem nada de erótico. O homem tem o olhar para a mama muito voltado para a erotização, será que ele acha que a mulher perde o seu lugar de mulher ao se tornar mãe?”

Em 2016, foi sancionada a lei que garante o direito à amamentação em público em Minas. Conforme a legislação, a mãe pode escolher qualquer lugar para amamentar, seja de uso coletivo, públicos ou privados, ainda que, nesses estabelecimentos, os espaços próprios para o aleitamento estejam disponíveis, como é o caso dos shoppings. 
 

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    'Eu estou levando minha revolta para um lado de injustiça, eu preciso de uma resposta. Eu guardei tudo no quarto do bebê. Essa dor parece que não vai passar', completa.

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    O caso foi revelado em primeira mão pela rádio Itatiaia e repercute nacionalmente.

    Acessar Link