Notícias

Moradores de Barra Longa enfrentam problemas de saúde e danos em mais de 200 casas

Por Redação , 06/11/2018 às 08:01
atualizado em: 07/11/2018 às 08:03

Texto:

Ouça na Íntegra
00:00 00:00
Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil
Antonio Cruz/ Agência Brasil

Quase 39 milhões de metros cúbicos de lama e rejeito invadiram o meio ambiente, córregos e ribeirões que formam o Rio Doce e boa parte foi ao centro de Barra Longa, cidade vizinha a Mariana, que tem pouco mais de cinco mil habitantes. O medo não passa, mesmo passados mais de mil dias da tragédia. Além disso, os moradores sofrem com a qualidade do ar e com a falta de segurança e conforto nas casas trincadas em mais de 200 casas.

A Fundação Renova criada em agosto de 2016 para gerenciar as ações de reparação sócio-ambiental após a tragédia admite que este são os pontos mais críticos do momento e promete soluções rápidas. 

Na Zona Rural, os produtores rurais contam com ajuda da Organização Não Governamental (ONG) WRI Brasil, que oferece capacitação para melhorar o aproveitamento do pasto e aumentar a produção de leite. São pelos menos 250 propriedades rurais entre a Barragem de Fundão, em Mariana, e a usina hidrelétrica de Candonga, em Santa Cruz do Escalvado. O trabalho de capacitação dos produtores é feito em 25 fazendas. 

OUÇA A REPORTAGEM COMPLETA COM JOÃO FELIPE LOLLI!

Leia também:

Mil dias depois, mil tragédias diárias: série da Itatiaia mostra como estão os atingidos

Obras de reconstrução de Bento Gonçalves mantém rotina difícil após tragédia

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Bolsonaro provoca presidente da OAB: 'Posso contar como o pai dele desapareceu' https://t.co/VL1QAuI1sI https://t.co/uO2itrIBJh

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    'Eu estou levando minha revolta para um lado de injustiça, eu preciso de uma resposta. Eu guardei tudo no quarto do bebê. Essa dor parece que não vai passar', completa.

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    O caso foi revelado em primeira mão pela rádio Itatiaia e repercute nacionalmente.

    Acessar Link