Notícias

Mês da conscientização do câncer de boca: quase 15 mil casos foram registrados em 2018

Por Jacqueline Moura/Itatiaia, 04/04/2019 às 09:35
atualizado em: 04/04/2019 às 09:37

Texto:

Foto: Agência Brasil
Agência Brasil

O mês de abril é o mês de conscientização do câncer bucal, quinto tipo de câncer mais frequente nos homens, e o 12º que mais atinge as mulheres.  De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2018 foram registrados 11.200 casos de câncer de boca nos homens e 3.500 nas mulheres. 

De acordo com Lilian Freitas, médica oncologista, o câncer de cavidade oral atinge as estruturas da boca, como por exemplo os lábios, gengivas, bochechas, céu da boca, língua e até a região embaixo da língua. A médica alerta que o índice de mortalidade da doença é alto. “A mortalidade é grande porque o diagnóstico da doença é feito, na maioria das vezes, tardio, quando a doença está em estágio mais avançado. Por isso, a prevenção e o diagnóstico precoce ajudam a aumentar as chances de cura reduzindo a mortalidade”, detalha. 

Geralmente os sintomas da doença são lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias, manchas ou placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas e céu da boca, mucosa nas bochechas, nódulos no pescoço e rouquidão persistente. Nos casos em que a doença está mais avançada há dificuldade de mastigação e de engolir, dificuldade na fala e sensação de que há algo preso na garganta. 

“O tratamento vai depender do estágio da doença, mas praticamente é feito por meio de cirurgia isolada, cirurgia com radioterapia, radioterapia isolada ou radioterapia com quimioterapia”, explica a oncologista, que ainda alerta que existem vários fatores de risco que podem causar a doença. 

“O principal causador do câncer de boca é o cigarro, por isso, parar de fumar é essencial. A bebida alcoólica associada ao fumo também é um agravante. Além disso, a infecção pelo vírus HPV é um causador do câncer de boca devido à prática do sexo oral”. 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que a prevenção pode reduzir a incidência de câncer em até 25% até 2025. Para prevenir o câncer de boca é necessária a abstenção de fumo e bebidas alcoólicas, dieta rica em alimentos saudáveis, boa higiene bucal e prática de sexo oral com uso de preservativo.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Goleiro Bruno Fernandes deixa prisão em Varginha e vai para o regime semiaberto domiciliar: https://t.co/FTL8ueJqQU https://t.co/lrbBBhrago

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Ele deverá trabalhar durante o dia e retornar para casa à noite. Bruno também está proibido de sair de casa entre 20h e 6h, além de frequentar bares e boates.

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    ⚽Desgaste causado pelo clássico na última quarta (17) contra o Cruzeiro, que eliminou o clube da Copa do Brasil, é o que mais preocupa Rodrigo Santana para escalar os melhores...

    Acessar Link