Notícias

Março lilás: a importância de prevenir o terceiro tipo de câncer que mais mata no Brasil

Por Jacqueline Moura/ Itatiaia, 12/03/2019 às 11:07
atualizado em: 12/03/2019 às 11:20

Texto:

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Marcelo Camargo/Agência Brasil

São mais de 530 mil novos casos no mundo, a cada ano, do câncer do colo do útero. No Brasil, a doença ocupa o terceiro lugar em incidência e em causa de morte nas mulheres. São estimados 16.370 casos por ano.

De acordo com o médico Leandro Ramos, da Oncomed, a doença surge a partir da proliferação desordenada das células do colo do útero. A infecção pelo vírus Papiloma Vírus Humano, conhecido por HPV, é o principal fator de risco para o surgimento da doença. O tabagismo e a iniciação sexual precoce e/ou múltiplos parceiros também são associados a um maior risco para o aparecimento do HPV. 

“A prevenção primária do câncer do colo do útero é feita com medidas para reduzir o risco de contágio pelo HPV. A transmissão deste vírus ocorre por via sexual. A prática de sexo seguro, com o uso de preservativos durante a relação sexual é uma forma de se proteger desta infecção”, detalha. 

A vacinação é uma das principais armas contra a doença. O Ministério da Saúde incluiu no calendário vacinal, em 2014, a vacina tetravalente contra o HPV. A partir de 2017, o Ministério estendeu a vacina para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. Para uma proteção eficaz é necessário receber duas doses da vacina. 

Outra maneira de evitar a doença é a visita constante ao ginecologista. “Se a mulher faz esse controle anualmente com o médico ela pode descobrir a infecção antes do câncer surgir. Se esse controle não for feito a infecção pode virar câncer e a mulher pode apresentar sintomas como sangramentos e dor durante a relação sexual”, explica Leandro Ramos.

A realização do exame preventivo, conhecido com Papanicolau, deve ser feito por toda mulher que tem ou já teve atividade sexual, especialmente entre 25 e 64 anos. 

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    ⚽️ Após derrota, Léo Silva diz que 'gol no início do 2º tempo prejudicou o Atlético' https://t.co/0bZnR5tukO https://t.co/l276Zxl8eF

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    ⚽ 'Tivemos chances, mas o resultado mais justo seria o empate'.

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    ⚽ Time ainda não venceu na série B.

    Acessar Link