Notícias

Março amarelo: no Brasil sete milhões de mulheres sofrem com a endometriose

Por Jacqueline Moura/ Itatiaia, 15/03/2019 às 11:41
atualizado em: 15/03/2019 às 11:47

Texto:


O mês de março foi escolhido por médicos e portadores de endometriose de todo o mundo para levar informação e conscientização da doença que incapacita tantas mulheres para o trabalho, prejudicando muito a qualidade de vida.  De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima-se que no Brasil 15% das mulheres, sete milhões, sofrem com a endometriose. A doença afeta 176 milhões de mulheres no mundo, sendo responsável pela metade dos casos de pacientes que não conseguem engravidar. 

De acordo com o coordenador do Núcleo Integrado de Pesquisa e Tratamento da Endometriose do Hospital Felício Rocho, João Oscar de Almeida Falcão Junior, a endometriose é uma doença inflamatória crônica que está associada a células do endométrio que se posicionam fora do útero. Importante ressaltar que endométrio é a parte interna do útero que cresce todo o mês, esperando uma gravidez e quando isso não acontece esse local descama e a mulher menstrua.

“Se o endométrio está dentro da cavidade, podemos identificar uma situação normal, mas se ele sai da cavidade uterina e infiltra em outros locais do corpo feminino, como as trompas, ovário, intestino e bexiga, isso pode ser nominado como endometriose”, detalha. 

O especialista explica que os principais sintomas são as cólicas menstruais intensas, fluxo menstrual exacerbado ou irregular, dor crônica na região pélvica, fadiga e exaustão, dor no fundo da vagina, na bexiga ao urinar e dificuldade para engravidar ou a infertilidade. 

O tratamento da doença pode ser medicamentoso ou cirúrgico, mas vai depender da paciente. “O tratamento da endometriose depende extremamente dos anseios das pacientes e de seus sintomas. Existem mulheres que querem muito engravidar, mas como não aguentam as dores, optam pela cirurgia. No entanto, dependendo da área afetada, a cirurgia pode danificar ou retirar órgãos essenciais para uma possível gravidez”, afirma o especialista. 

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    ⚽️ #Cruzeiro: Deportivo Lara já chegou em Confins. Time treina nesta terça e fecha a preparação pro jogo de quarta… https://t.co/4TmeXZTyW4

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    ⚽A definição dos jogos das semifinais do Estadual aconteceu na noite desta segunda-feira após a vitória do América por 2 a 0 sobre a Caldense, no Independência, pelas quartas ...

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    ⚽Coelho contou com uma bobeira da defesa da Veterana nos minutos finais para vencer a partida no Independência

    Acessar Link