Sulamerica - Maxiboard - Internas

Notícias

Luís Roberto Barroso suspende pagamento de auxílios a membros do MP de Minas Gerais

Por Agência Brasil, 10/02/2018 às 06:46

Texto:

Foto: Fellipe Sampaio/SCO/STF
Fellipe Sampaio/SCO/STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso suspendeu, em decisão liminar, o pagamento de auxílio-livro e auxílio-saúde aos membros do Ministério Público de Minas Gerais. Em decisão assinada nessa quinta-feira (8), o ministro entendeu que a manutenção dos auxílios daria continuidade a um “sistema indevido de vantagens inconstitucionais”.

O pagamento dos dois auxílios foi aprovado em 2014 por meio de uma lei complementar da Assembleia Legislativa. Conforme a norma, os promotores locais têm direito ao auxílio para compra de livros jurídicos e material de informática até a metade do salário mensal, de aproximadamente R$ 26 mil. Além disso, os membros do MP também podem receber auxílio-saúde, limitado a 10% do salário. No contracheque, os dois benefícios são somados com a remuneração mensal.

Ao analisar a ação contra o pagamento, protocolada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), Barroso entendeu que os benefícios, apesar de serem garantidos pela lei local, não justificam o descumprimento do modelo constitucional que determina o pagamento de subsídio (salário sem acréscimos).

“Tendo em vista que as verbas indenizatórias que justificam a exceção legítima devem, necessariamente, se destinar a compensar o servidor com despesas efetuadas no exercício da função, resta evidenciada a inexistência de caráter indenizatório das vantagens funcionais”, decidiu o ministro.

Por tratar-se de questão constitucional, a liminar deverá ser submetida ao plenário da Corte para julgamento definitivo. A data do julgamento ainda não foi marcada.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    ⚽️Pablo vê título da Sul-America como coroação de trajetória no Atlético-PR: 'Indescritível':… https://t.co/1VHtBnsPMv

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    🚑PRIMEIRAS INFORMAÇÕES: Entre os feridos, três estão em estado grave. A BR-267, na altura do Km 237, está fechadas nos dois sentidos.

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    "No que for possível, sei que está engessado no artigo sétimo (da Constituição), mas tem que se aproximar da informalidade", disse . O artigo 7º trata dos direitos dos trabal...

    Acessar Link