System.Collections.Generic.List`1[Site.ViewModels.BannerTopoViewModel]

Notícias

A Associação dos Lojistas dos Shoppings Centers de Minas Gerais (Aloshopping) aprovou a lei que proíbe a cobrança de estacionamento nos shoppings e hipermercados de Belo Horizonte

Belo Horizonte

Por Rádio Itatiaia , 05/01/2017 às 16:52
atualizado em: 06/01/2017 às 10:51

Texto:

Ouça na Íntegra
00:00 00:00

A Associação dos Lojistas dos Shoppings Centers de Minas Gerais (Aloshopping) demonstrou satisfação com a lei que proíbe a cobrança de estacionamento nos shoppings e hipermercados de Belo Horizonte. A regra foi regulamentada pelo prefeito Alexandre Kalil e, ao ser publicada no Diário Oficial da União, entrou em vigor nesta quinta-feira.

A legislação prevê que o consumidor deve gastar dez vezes mais no centro de compras do que o valor que seria cobrado no estacionamento para ter direito à gratuidade. Os estabelecimentos que descumprirem a ordem podem ser multados em até R$ 15 mil.

O superintendente da Aloshopping, Alexandre França, acredita que a gratuitade no estacionamento aumentará as vendas, pois incentivará o consumidor a ir aos centros de compras. "A gente entende que vai vender muito mais, e num momento de crise, de dificuldade para o lojista." Em 2016, os shoppings fecharam mais lojas do que abriram pela primeira vez em 12 anos.

A Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce), representante dos proprietários, diverge. Em nota, a entidade afirmou que os estabelecimentos têm autonomia para cobrar pelo uso dos estacionamentos, sem quaisquer restrições. A Abrasce declarou que vai cumprir a lei, mas acionará a Justiça para garantir o direito dos shoppings.

França considera que os centros de compras deveriam avaliar com mais critério a nova regra, pois o dinheiro que entrar com o incremento das vendas pode suprir o da cobrança do estacionamento, que, segundo a Aloshopping, representa cerca de 12% do faturamento total desses estabelecimentos.

"O estacionamento de shopping center a gente enxerga como atividade meio, que o cliente vai estacionar para ir às compras, não como atividade fim. Os administradores dos shoppings centers hoje estão enxergando como negócio", comentou.

Confira a reportagem de Eustáquio Ramos

Escreva seu comentário

Preencha seus wdados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Batida entre Gol e carreta deixa dois mortos na BR-381- https://t.co/1jfhVF9czx https://t.co/MJg1qGuhyo

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Cruzeiro encaminha empréstimo do equatoriano Caicedo para o Barcelona, de Guayaquil: https://t.co/RWBrAwFIWJ https://t.co/wgGoGDpgSa

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    A Itatiaia está chamando! É hora da Jornada Esportiva com o timaço da Rádio de Minas!

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Além de dar notícia de tudo, estamos dando um apartamento da Precon Engenharia também! 😱 Leia o regulamento, participe e concorra: www.itatiaia.com.br/apepravoce

    Acessar Link