Notícias

Idosos devem ficar mais atentos para evitar quedas 

Maioria dos traumas é causada por quedas da própria altura

Por Jacqueline Moura, 31/08/2021 às 13:28
atualizado em: 01/09/2021 às 09:35

Texto:

Foto: Pixabay
Pixabay

Certamente você já deve ter ouvido o termo ‘queda da própria altura’. O termo significa a queda de uma pessoa que está se locomovendo dentro de casa ou na rua. Diferente da queda que acontece de alturas mais elevadas, como por exemplo, de mesa, cadeiras ou até de escadas. Quando o assunto é quedas, a preocupação maior é em relação às crianças e aos idosos, principalmente nesta época de pandemia, com as pessoas ficando mais tempo em casa. 

O cirurgião geral, Bruno Vergara, explica que se tratando de quedas da própria altura, os casos envolvendo as crianças são menos graves, elas são protegidas pela a baixa estatura, quando caem sofrem traumas de pequena energia. Já os idosos, a maioria dos traumas é causada pelas quedas de própria altura, e esses traumas podem causar consequências graves à saúde. 

“Os ossos dos idosos já são mais fragilizados e têm uma facilidade maior de se quebrar. Mas temos que lembrar que os ossos muitas vezes protegem outros órgãos. Então, se um idoso cai e quebra uma costela, por exemplo, muitas fezes o osso quebrado pode perfurar algum órgão dentro da barriga ou até o pulmão. Em casos de queda da própria altura, os idosos também podem bater com a cabeça. A pancada pode levar à hemorragia e outros quadros neurológicos graves”, alerta o médico. 

Quem tiver idosos em casa pode optar por fazer adaptações que vão prevenir as quedas da própria altura. Instalação de apoiadores de mãos nos cômodos da casa, principalmente nos banheiros, evitar tapetes, piso escorregadio, e até objetos espalhados pelo chão que servem de armadilhas para os idosos são ações simples que vão evitar consequências graves, em caso de queda.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Partida acontece nesta terça-feira (7), às 11h. No jogo de ida, times empataram por 0 a 0. #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/galo-x-bragantino-fazem-final-do-bras...

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Militares do Corpo de Bombeiros também atuam, nesta segunda-feira (6), para evitar reignição no Parque das Mangabeiras, em BH. #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/s...

    Acessar Link