ALMG - SOU MINAS DEMAIS

Notícias

Grupo A Canção das Iluminuras faz espetáculo de Natal em BH com entrada franca 

Por Redaçao, 06/12/2018 às 13:23
atualizado em: 06/12/2018 às 13:30

Texto:

Foto: Divulgação
Divulgação

O grupo Canção das Iluminuras fará seu concerto de 2018 neste domingo (9), em Belo Horizonte, com entrada franca. Nessa apresentação será inaugurado o órgão positivo da companhia, o Clerigus, modelo baseado na iconografia do século XVI, construído pelo organeiro paulista Ricardo Clerice.  O show será no Espaço Dom Helder/EMGE, na Escola Dom Helder Câmara (Rua Álvares Maciel, 628, Santa Efigênia), a partir das 16h.

No programa do concerto, os 30 músicos do grupo apresentarão a missa “Sobre las voces musicales ” de Cristóbal de Morales, mestre capela da catedral de Sevilha e um dos grandes compositores ibéricos do século XVI.

Assista:

 

Manuscritos iluminados

Até o advento da imprensa, por volta de 1450, a fabricação e a multiplicac¸a~o dos livros eram feitas completamente a` ma~o: a transcric¸a~o do texto era realizada pelo copista e a decoração do manuscrito era confiada a diversos artistas ou artesãos especializados, os iluminadores.

Nos mosteiros, onde os livros eram geralmente copiados, adornavam-se as pa´ginas com desenhos cuidadosamente feitos nas margens ou na abertura dos capi´tulos. Esses adornos eram chamados de iluminuras. A palavra vem do latim “illuminare”, que pode ser traduzida como “adornar”. A iluminura era realizada somente apo´s a transcric¸a~o do texto que devia conter o manuscrito e nos espac¸os reservados pelo copista. 
O termo iluminura, sofisticada forma de arte que conheceu seu auge na Europa, entre os se´culos V e XV, designa as pinturas de figuras, flores ou ornamentos, em geral de feição miniaturista, executadas em pergaminhos, para ilustrar antigos manuscritos, originais ou traslados. 

A ilustrac¸a~o de manuscritos com iluminuras era geralmente executada a pena e tinta, preta ou em cores, em aquarela opaca ou transparente, sobre papiro, e tambe´m a te^mpera, sobre pergaminho. A`s vezes, adicionava-se o ouro (crisografia) e, mais raramente, a prata (argentografia). Assim, o manuscrito tornava-se “iluminado”.

Repertório

O repertório de ‘A Canção das Iluminuras’ abrange um conjunto de obras compostas entre os anos 1000 a 1400, com ênfase em duas grandes vertentes do cancioneiro medieval: a devoção mariana e o trovadorismo.
A música das Cantigas de Santa Maria é riquíssima e variada, observando-se as influências da chamada escola de Notre Dame, da canção francesa, melodias de tradição trovadoresca provençal e ocitana, da tradição portuguesa das cantigas de amigo, da música folclórica, da tradição árabe e das danças, constituindo-se um verdadeiro sumário da produção musical do ocidente. O apelo melódico inerente a estas cantigas é tão marcante que existem registros da incorporação de temas até mesmo no cancioneiro folclórico brasileiro. São cerca de 400 cantigas, compiladas em requintados volumes e ricamente adornadas por finíssimas iluminuras.

A composição das cantigas de Santa Maria foi realizada ao longo de quase vinte anos na corte do Rei Alfonso X, o sábio; tendo o próprio rei participado diretamente da sua criação e supervisionado a compilação das mesmas.
O seu conteúdo poético colocado em versos metrificados e rimas ricas, retratam aparições e feitos da Virgem, onde pequenos e grandes milagres são realizados, atendendo-se o apelo de reis, mendigos, mercadores, ladrões, peregrinos e monges, cujas histórias são uma compilação de lendas que circulavam de mão em mão pela Europa afora. Lendas que retratam acontecimentos postos sob uma luz religiosa, onde a música lhes dá veracidade e vida.

Sobre o grupo 

O grupo de música “A Canção das Iluminuras” foi criado em torno do interesse pela música medieval, em especial as cantigas de Santa Maria, produzidas na corte de Leão e Castela, sob o reinado de Alfonso X, o sábio. É formado por artistas com as mais diversas formações e vivências musicais, que vão da música sinfônica à canção popular, possuindo hoje uma coleção de mais de dez instrumentos, réplicas daqueles usados nos séculos X a XVI.
 

Serviço
A companhia musical A Música das Iluminuras apresenta o espetáculo ‘Missa sobre las voces’, de Cristóbal de Morales
Data: 9 de dezembro, domingo, às 16h
Onde: Auditório do Espaço Cultural Dom Hélder
Endereço: Rua Álvares Maciel, 628, Santa Efigênia, tel: 2125-8800. 
Entrada franca

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Fifa desiste de Copa de 2022 com 48 seleções e mundial do Catar terá 32 participantes: https://t.co/l4U8uzSyuh https://t.co/4NErLAxlMH

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    As principais doenças relacionadas à glândula são hipertireoidismo, quando há excesso de hormônio da tireoide, hipotireoidismo, quando há redução de hormônio, nódulos e bócio ...

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Há mais de quatro meses, moradores de Barão de Cocais tiveram suas vidas completamente alteradas por causa do risco de rompimento da barragem Sul Superior, na mina Gongo Soco,...

    Acessar Link