Viver bem - Internas

Notícias

Grupo A Canção das Iluminuras faz espetáculo de Natal em BH com entrada franca 

Por Redaçao, 06/12/2018 às 13:23
atualizado em: 06/12/2018 às 13:30

Texto:

Foto: Divulgação
Divulgação

O grupo Canção das Iluminuras fará seu concerto de 2018 neste domingo (9), em Belo Horizonte, com entrada franca. Nessa apresentação será inaugurado o órgão positivo da companhia, o Clerigus, modelo baseado na iconografia do século XVI, construído pelo organeiro paulista Ricardo Clerice.  O show será no Espaço Dom Helder/EMGE, na Escola Dom Helder Câmara (Rua Álvares Maciel, 628, Santa Efigênia), a partir das 16h.

No programa do concerto, os 30 músicos do grupo apresentarão a missa “Sobre las voces musicales ” de Cristóbal de Morales, mestre capela da catedral de Sevilha e um dos grandes compositores ibéricos do século XVI.

Assista:

 

Manuscritos iluminados

Até o advento da imprensa, por volta de 1450, a fabricação e a multiplicac¸a~o dos livros eram feitas completamente a` ma~o: a transcric¸a~o do texto era realizada pelo copista e a decoração do manuscrito era confiada a diversos artistas ou artesãos especializados, os iluminadores.

Nos mosteiros, onde os livros eram geralmente copiados, adornavam-se as pa´ginas com desenhos cuidadosamente feitos nas margens ou na abertura dos capi´tulos. Esses adornos eram chamados de iluminuras. A palavra vem do latim “illuminare”, que pode ser traduzida como “adornar”. A iluminura era realizada somente apo´s a transcric¸a~o do texto que devia conter o manuscrito e nos espac¸os reservados pelo copista. 
O termo iluminura, sofisticada forma de arte que conheceu seu auge na Europa, entre os se´culos V e XV, designa as pinturas de figuras, flores ou ornamentos, em geral de feição miniaturista, executadas em pergaminhos, para ilustrar antigos manuscritos, originais ou traslados. 

A ilustrac¸a~o de manuscritos com iluminuras era geralmente executada a pena e tinta, preta ou em cores, em aquarela opaca ou transparente, sobre papiro, e tambe´m a te^mpera, sobre pergaminho. A`s vezes, adicionava-se o ouro (crisografia) e, mais raramente, a prata (argentografia). Assim, o manuscrito tornava-se “iluminado”.

Repertório

O repertório de ‘A Canção das Iluminuras’ abrange um conjunto de obras compostas entre os anos 1000 a 1400, com ênfase em duas grandes vertentes do cancioneiro medieval: a devoção mariana e o trovadorismo.
A música das Cantigas de Santa Maria é riquíssima e variada, observando-se as influências da chamada escola de Notre Dame, da canção francesa, melodias de tradição trovadoresca provençal e ocitana, da tradição portuguesa das cantigas de amigo, da música folclórica, da tradição árabe e das danças, constituindo-se um verdadeiro sumário da produção musical do ocidente. O apelo melódico inerente a estas cantigas é tão marcante que existem registros da incorporação de temas até mesmo no cancioneiro folclórico brasileiro. São cerca de 400 cantigas, compiladas em requintados volumes e ricamente adornadas por finíssimas iluminuras.

A composição das cantigas de Santa Maria foi realizada ao longo de quase vinte anos na corte do Rei Alfonso X, o sábio; tendo o próprio rei participado diretamente da sua criação e supervisionado a compilação das mesmas.
O seu conteúdo poético colocado em versos metrificados e rimas ricas, retratam aparições e feitos da Virgem, onde pequenos e grandes milagres são realizados, atendendo-se o apelo de reis, mendigos, mercadores, ladrões, peregrinos e monges, cujas histórias são uma compilação de lendas que circulavam de mão em mão pela Europa afora. Lendas que retratam acontecimentos postos sob uma luz religiosa, onde a música lhes dá veracidade e vida.

Sobre o grupo 

O grupo de música “A Canção das Iluminuras” foi criado em torno do interesse pela música medieval, em especial as cantigas de Santa Maria, produzidas na corte de Leão e Castela, sob o reinado de Alfonso X, o sábio. É formado por artistas com as mais diversas formações e vivências musicais, que vão da música sinfônica à canção popular, possuindo hoje uma coleção de mais de dez instrumentos, réplicas daqueles usados nos séculos X a XVI.
 

Serviço
A companhia musical A Música das Iluminuras apresenta o espetáculo ‘Missa sobre las voces’, de Cristóbal de Morales
Data: 9 de dezembro, domingo, às 16h
Onde: Auditório do Espaço Cultural Dom Hélder
Endereço: Rua Álvares Maciel, 628, Santa Efigênia, tel: 2125-8800. 
Entrada franca

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    ⚽️Definidos datas e horários dos jogos entre Atlético e Danubio pela 2ª fase da Libertadores:… https://t.co/1akz8uqr98

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    ⚽Galo já sabe quando irá estrear na fase preliminar da Copa Libertadores 2019

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    ⚽A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) divulgou na noite desta terça-feira a tabela detalhada da Copa Libertadores 2019

    Acessar Link