Unimed Set Maxiboard interno

Notícias

Grêmio vence a primeira fora de casa e interrompe boa sequência do Botafogo na temporada

Por Agência Estado, 13/06/2019 às 00:18
atualizado em: 13/06/2019 às 00:21

Texto:

O Grêmio obteve a sua primeira vitória como visitante no Campeonato Brasileiro ao derrotar o Botafogo por 1 a 0, nesta quarta-feira, no Engenhão, pela nona rodada da competição. O gol do triunfo foi marcado por Jean Pyerre, de falta, na parte final da partida, interrompendo o bom momento do time carioca. 

A segunda vitória em sequência - no fim de semana, derrotara o Fortaleza em Caxias do Sul, também com um gol no fim do jogo, marcado por um jovem da base, Pepê - deixou os gaúchos com 11 pontos, fazendo com que se distanciem um pouco da zona da degola. Já a equipe carioca, que vinha de duas vitórias, permanece com seus 15 pontos e pode perder posições no pelotão de frente no transcorrer da rodada. 

O jogo contou com bom público no Engenhão - mais de 17 mil presentes -, mas teve escassas emoções. Logo aos dois minutos, Diego Tardelli fez uma ótima jogada individual pela esquerda - por onde caiu em diversas oportunidades em parceria com o lateral Juninho Capixaba - para a defesa de Diego Cavalieri. Mas este lance foi praticamente o único da etapa inicial.

Do lado botafoguense, as tentativas de contra-ataque quase sempre encontravam Diego Souza de costas para o gol e, dessa maneira, a equipe da casa não chegou a incomodar muito a "mutilada" zaga gremista (Geromel, vetado antes do jogo desta quarta-feira, além de Kannemann e Cortez, que ainda se recuperam de lesão, foram as ausências). 

No meio, Maicon foi outro desfalque de última hora, totalizando oito gremistas que deixaram de defender o time de Renato Gaúcho nesta rodada (Luan, Paulo Miranda, Everton e Matheus Henrique completaram o time de ausentes). Mesmo assim, a equipe visitante adiantou a marcação e chegou a reclamar de um pênalti não marcado em cruzamento na área que resvalou no braço de Joel Carli, o que foi rechaçado pela arbitragem. 

Na volta do intervalo, os gaúchos permaneceram com mais iniciativa e continuavam tentando abrir espaços na defesa botafoguense, embora não conseguissem concluir com perigo para a meta de Cavalieri. Lá atrás, a lesão do zagueiro Rodriguez complicou ainda mais o trabalho de Renato Gaúcho, que teve de improvisar dois volantes no miolo de zaga, uma vez que Michel já estava na vaga de Geromel desde o início e Darlan entrou no time.

Mas sem ser efetivamente ameaçada pelos donos da casa, a equipe de Renato Gaúcho continuava a rondar muito mais a área botafoguense do que o contrário. E foi em uma falta sofrida por Jean Pyerre na entrada da área que o total marasmo da partida foi encerrado. O próprio jovem meia da base pegou a bola e, mirando no canto onde estava Cavalieri, acertou um chute forte para abrir o placar no Engenhão, aos 35 minutos. 

Sem forças para reagir nos dez minutos finais do confronto, os cariocas só ameaçaram o goleiro Paulo Victor aos 46, com uma tentativa de Yuri, defendida com firmeza pelo camisa 1 gremista.

Na próxima rodada, que só ocorrerá a partir de 14 de julho, o Botafogo tentará se recuperar do revés visitando o Cruzeiro no Mineirão, enquanto o Grêmio busca embalar de vez na volta a seu estádio para enfrentar o Vasco - antes, o time gaúcho vai enfrentar o Bahia no duelo de ida das quartas de final da Copa do Brasil. 

FICHA TÉCNICA:

BOTAFOGO 0 X 1 GRÊMIO

BOTAFOGO - Diego Cavalieri; Fernando, Joel Carli, Gabriel e Gilson; Cícero, Alex Santana e João Paulo (Yuri); Erik, Diego Souza e Luiz Fernando (Lucas Campos). Técnico: Eduardo Barroca.

GRÊMIO - Paulo Victor; Leonardo Gomes, Michel, Rodriguez (Darlan) e Juninho Capixaba; Romulo, Thaciano, Alisson, Jean Pyerre e Diego Tardelli (Pepê); Felipe Vizeu (André). Técnico: Renato Gaúcho.

GOL - Jean Pyerre, aos 35 minutos do segundo tempo.

ÁRBITRO - Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza (PB).

CARTÕES AMARELOS - Yuri (Botafogo); Thaciano e André (Grêmio).

RENDA - R$ 495.344,00 

PÚBLICO - 15.840 pagantes (17.757 presentes).

LOCAL - Engenhão, no Rio.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Bolsonaro provoca presidente da OAB: 'Posso contar como o pai dele desapareceu' https://t.co/VL1QAuI1sI https://t.co/uO2itrIBJh

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    'Eu estou levando minha revolta para um lado de injustiça, eu preciso de uma resposta. Eu guardei tudo no quarto do bebê. Essa dor parece que não vai passar', completa.

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    O caso foi revelado em primeira mão pela rádio Itatiaia e repercute nacionalmente.

    Acessar Link