Notícias

A mudança obriga as famílias a mudar completamente a rotina, além de prejudicar o aprendizado dos alunos. O problema ocorre também em outras escolas da rede estadual.

Educação

Por Editoria de web, 11/08/2016 às 12:02

Texto:

Ouça na Íntegra
00:00 00:00


Pais de estudantes da Escola Estadual Pedro Dutra, localizada no Bairro Padre Eustáquio, estão revoltados com o corte das aulas em tempo integral na unidade de ensino. A mudança obriga as famílias a mudar completamente a rotina, além de prejudicar o aprendizado dos alunos. O problema ocorre também em outras unidades da rede estadual.

“O período integral era até bom para a gente. As crianças ficando o dia todo na escola, tem como a gente trabalhar melhor, porque nesse horário temos que parar para buscar a criança. Não tem ninguém para tomar conta e uma pessoa tem que ficar em casa parada”, reclama o ajudante de Pedreiro Bernardo da Conceição, pai de um estudante da escola. “Minha esposa não pode trabalhar. Nós temos quatro (filhos) e ela tem que ficar com as crianças na parte da tarde”, acrescentou.

Os pais cobram explicação do governo e da direção da Escola e prometem se movimentar para conseguir o retorno do período em tempo integral. “Estão enrolando a gente desde janeiro. Resolvemos ver o que a gente consegue e agora vamos começar a movimentar”, avisou Sueli Custódio, mãe de estudante e membro do colegiado da escola.

A direção da Escola Estadual Pedro Dutra não foi encontrada pela reportagem da Itatiaia para se posicionar sobre o assunto. Com medo de retaliação, funcionários abordados pela reportagem preferiram não conceder entrevista.

Governo

Em nota, a Secretaria Estadual de Educação alegou que todas as políticas públicas do setor estão sendo revistas neste início de novo governo.

A meta, segundo o Estado, é aproximar o programa Educação em Tempo Integral ao modelo do Programa Mais Educação, do Governo Federal. Uma mudança deve ser anunciada nos próximos dias.

Até o ano passado, mil setecentas e oitenta e sete escolas estaduais em Minas ofereciam a educação integral.

Ouça as informações com Patrick Vaz

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Bolsonaro provoca presidente da OAB: 'Posso contar como o pai dele desapareceu' https://t.co/VL1QAuI1sI https://t.co/uO2itrIBJh

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    'Eu estou levando minha revolta para um lado de injustiça, eu preciso de uma resposta. Eu guardei tudo no quarto do bebê. Essa dor parece que não vai passar', completa.

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    O caso foi revelado em primeira mão pela rádio Itatiaia e repercute nacionalmente.

    Acessar Link