Intercom - Maxiboard

Notícias

Federer vence Tomas Berdych e faz semifinal com surpresa sul-coreana em Melbourne

Por Agência Estado, 24/01/2018 às 12:31

Texto:

O suíço Roger Federer vai disputar a sua 14ª semifinal do Aberto da Austrália e a 43ª de um dos eventos do Grand Slam. Nesta quarta-feira, o número 2 do mundo assegurou a passagem de fase em Melbourne ao derrotar o checo Tomas Berdych, o 20º colocado no ranking da ATP, por 3 sets a 0, com parciais de 7/6 (7/1), 6/3 e 6/4, em 2 horas e 14 minutos. 

Aos 36 anos, Federer se tornou o mais velho tenista a avançar às semifinais da chave masculina no Melbourne Park desde Ken Rosewall em 1977 aos 42 anos e também de um dos torneios do Grand Slam desde Jimmy Connors aos 39 anos na edição de 1991 do US Open. 

A vitória desta quarta-feira foi a 20ª de Federer diante de Berdych na sua carreira, sendo que o suíço não perde para o checo desde o Torneio de Dubai de 2013, acumulando seis derrotas para o oponente. Além disso, venceu o rival pelo terceiro ano seguido em Melbourne. Em Grand Slams, são oito triunfos de Federer em dez duelos com o checo. 

Atual campeão do Aberto da Austrália, Federer joga em Melbourne em busca do seu sexto título do evento. E ele chega às semifinais sem ter perdido sequer um set neste ano no torneio. 

Diante de Berdych, porém, Federer teve um início lento, perdendo o seu saque no segundo game e permitindo que o oponente abrisse 3/0. Mas o suíço reagiu depois e devolveu a quebra de saque no nono game, em que chegou a salvar um set point, e levou a parcial para o tie-break, quando foi muito superior e triunfou por 7/1. 

No segundo set, os tenistas foram confirmando o saque até o oitavo game, quando Federer converteu o seu único break point na parcial, para depois fechá-la em 6/3. O suíço, então, ficou em vantagem logo no terceiro game do terceiro set, ao conseguir quebra de serviço. O checo até devolveu a quebra no game seguinte, mas Federer ganhou o game seguinte de serviço do oponente. Depois, só precisou se impor no seu saque para triunfar por 6/4, garantindo mais uma vitória em Melbourne. 

O rival de Federer nas semifinais do Aberto da Austrália será Hyeon Chung. O sul-coreano seguiu fazendo história em Melbourne nesta quarta ao vencer o norte-americano Tennys Sandgren, o 97º colocado no ranking, por 3 a 0, com parciais de 6/4, 7/6 (7/5) e 6/3, em 2 horas e 28 minutos. 

Este foi o segundo triunfo de Chung sobre o tenista dos Estados Unidos, sendo que o anterior havia sido no início deste ano no Torneio de Auckland. A vitória desta quarta tornou Chung o primeiro tenista da Coreia do Sul a se classificar às semifinais de um dos torneios do Grand Slam. Além disso, aos 21 anos, o asiático se tornou o mais jovem semifinalista deste tipo de evento desde que o croata Marin Cilic atingiu esta etapa do Aberto da Austrália de 2010, também aos 21 anos. 

O encontro entre Chung e Sandgran foi o primeiro pelas quartas de final do Aberto da Austrália desde 1999 que não teve um cabeça de chave envolvido. E esse encontro de zebras foi dominado pelo sul-coreano, ainda que ele tenha encontrado dificuldades para fechar o jogo, tanto que só o conseguiu em seu sexto match point. 

Antes de superar Sandgren, Chung havia conseguido vitórias de peso e surpreendentes no Aberto da Austrália, sobre o alemão Alexander Zverev, o número 4 do mundo, na terceira rodada, e o sérvio Novak Djokovic, seis vezes campeão em Melbourne, nas oitavas de final. 

Apesar da eliminação, Sandgren deixa o Aberto da Austrália sem ter do que reclamar, pois havia vencido apenas dois jogos de torneios de nível ATP até a sua estreia em Melbourne. E ele passou por dois tenistas que figuram no Top 10 do ranking na sua campanha, casos do suíço Stan Wawrinka e do austríaco Dominic Thiem. 

JUVENIS - Último representante vivo do Brasil na chave masculina de juvenis do Aberto da Austrália até então, Igor Gimenez foi eliminado nas oitavas de final ao perder nesta quarta para o taiwanês Chun Hsin Tseng por 2 sets 0, com parciais de 6/2 e 7/6 (7/5).

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Temer propõe aos caminhoneiros redução de R$ 0,46 no litro do diesel por dois meses: https://t.co/hqe6PbYDvo https://t.co/BVF7XKF17F

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    América perde para São Paulo e vê fim da invencibilidade em casa no Brasileirão - Leia mais 👉… https://t.co/OsfN2IMdXx

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Em pronunciamento na noite deste domingo, o presidente Michel Temer anunciou medidas para atender às reivindicações dos caminhoneiros. Confira 👇👇

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Até então 100% em casa no Campeonato Brasileiro, o Coelho viu cair a invencibilidade diante da torcida neste domingo. Saiba mais 👇👇

    Acessar Link