System.Collections.Generic.List`1[Site.ViewModels.BannerTopoViewModel]

Notícias

O sindicato dos delegados de Polícia Civil Minas Gerais conta com 1.150 delegados nomeados, dos quais 950 estão em atividade

Sucateamento

Por Editoria de web , 20/07/2015 às 12:14
atualizado em: 11/08/2016 às 05:19

Texto:

Ouça na Íntegra
00:00 00:00

A estrutura precária da Polícia Civil limita a capacidade de investigação de crimes e deixa centenas de casos sem solução em Minas Gerais. Mesmo com o empenho e dedicação dos policiais, muitos crimes ficam sem resposta.

A investigação sobre assassinato de um jovem de 19 anos vítima de bala perdida durante uma festa em Santa Luzia, em outubro de 2014, mostra bem como o trabalho está comprometido. João Lucas Carvalho Ribeiro era trabalhador e não tinha envolvimento com crimes. O caso está na delegacia da cidade, mas não avança.

“Os policiais se comoveram com o caso do João Lucas e eu sei que eles estão empenhando, porque vou à delegacia e vejo a dificuldade para desvendar vários homicídios. Os meninos trabalham muito. Só que a precariedade da estrutura onde eles estão é demais. Estou falando porque eu sei”, diz Joedna Veiga Carvalho, mãe de João Lucas.

O sindicato dos delegados de Polícia Civil de Minas Gerais conta com 1.150 delegados nomeados, dos quais 950 estão em atividade nos 853 municípios do Estado. Os demais estão afastados ou cumprindo férias. O número de detetives, peritos e escrivães também é insuficiente.

“Em torno de 7.500 policiais civis estão efetivamente em trabalho. Se nós consideramos que há 20 anos esse número era de 12 mil servidores, vamos perceber uma discrepância. A sociedade aumentou muito, a Polícia Militar quase que dobrou neste período e a Polícia Civil, lamentavelmente, encolheu um quarto ou mais”, diz o delegado Marco Antônio de Paula Assis presidente do sindicato.

Por meio de nota, a assessoria da Polícia Civil contesta os números apresentados pelo sindicato. Informou que o quadro conta com mais de 11 mil policiais.

Ouça as informações completas com Camila Dias

Escreva seu comentário

Preencha seus wdados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Elias admite atuações irregulares, mas critica análises baseadas em números: https://t.co/jwd6p8y8kX https://t.co/ECIrPGr73d

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Daqui a pouco, tem o Programa Bastidores, com @joaovitorxavier. Fique ligado! https://t.co/37jt2A4PGZ

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Paulinho não é patinho feio Volante tem muitas ressalvas na Espanha, mas pode dar certo no Barcelona. Confira na coluna de Léo Figueiredo:

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Governo não abre mão de idade mínima e transição na Previdência, diz secretário: http://bit.ly/2uMJ5t7

    Acessar Link