Notícias

Especialista explica qual o momento certo e como retirar a fralda da criança

Por Jacqueline Moura/Itatiaia, 09/03/2020 às 11:39
atualizado em: 09/03/2020 às 11:45

Texto:


Qual é o melhor momento para retirar a fralda da criança? Uma dúvida comum entre pais e mães. Normalmente esta novidade na vida da criança ocorre por volta dos dois anos de idade, mas cada pequeno tem o seu tempo. Por isso, os pais devem ter mais atenção, paciência e amor com a criança.

“As habilidades motoras e cognitivas da criança, a fala, a sensibilidade, os movimentos, são adquiridas por volta dos dois aninhos de idade. Claro que tem crianças mais precoces que com um ano e meio já vão estar preparadas para a retirada e tem outras crianças que vai demorar mais de dois anos”, detalha a professora de pediatria do curso de medicina do Uni-BH, Christiane Marize Garcia Rocha.

Segundo a professora, para iniciar a retirada da fralda é importante destacar a necessidade de algumas habilidades da criança:

1 – Saber diferenciar o que é urina e o que fezes.

2 – Ter a região do períneo madura. Isso acontece quando a criança consegue pular retirando os dois pés do chão.

3 – Os pais e demais pessoas que participam da vida da criança devem estar preparados também. Depois de perceber essas habilidades dos pequenos, os pais devem começar retirando a fralda durante o dia e colocando calcinha ou cuequinha na criança. Ela deve ser convidada a ir ao banheiro, caso se recuse, o convite deve se repetir no período entre duas ou três horas.

Normalmente, quando a criança está preparada este processo dura cerca de uma semana. Caso isso não ocorra, o menino ou menina, não está preparado e os pais devem ter paciência. De acordo com Christiane Marize Garcia Rocha, os pais ou cuidadores que vão iniciar o processo de retirar a fralda têm papel fundamental no procedimento.

“O processo deve ser muito, muito tranquilo. Não pode xingar, não pode fazer cara feia, não pode falar que é feio fazer xixi e nem que o cocô tem cheiro ruim, ela tem que saber que aquilo todo mundo faz”, alerta a professora. Ainda de acordo com a pediatra, fazer xixi na cama durante a noite é normal até os cinco anos de idade. Os meninos demoram mais a parar de fazer o xixi durante à noite, do que as meninas.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    ⚽️ Jogador afirmou não guardar mágoa do Cruzeiro e disse que tem amigos no clube celeste.

    Acessar Link