Notícias

Especialista dá dicas para evitar AVC

Doença é mais comum em idosos e homens, mas pode acontecer em jovens em decorrência de má formação

Por Jacqueline Moura, 30/08/2021 às 17:38
atualizado em: 30/08/2021 às 17:39

Texto:

Foto: Pixabay / Banco de Imagens
Pixabay /  Banco de Imagens

Uma em cada quatro pessoas poderá ter Acidente Vascular Cerebral (AVC) ao longo da vida. A cada seis segundos, uma pessoa morre em decorrência do derrame, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). As sequelas são responsáveis pelo maior número de afastamento do por incapacidade no mundo. Os dados são alarmantes, mas optar por melhores hábitos de vida pode ajudar no aparecimento da doença. 

O médico angiolista, cooperado da Unimed-BH, Bruno de Lima Naves, explica quais são as principais causas da doença. “Ele pode ser decorrente de um problema de má formação, em que a pessoa já nasce com o problema, um aneurisma, que pode romper e dá uma grande hemorragia no cérebro. Pode ser em decorrência de um entupimento de uma artéria e obstrui a passagem sanguínea. Pode ser por alta pressão arterial não tratada ou mesmo por causa de problemas cardíacos que podem mandar um coágulo para o cérebro”. 

De acordo com o especialista, a doença é mais comum em idosos e homens, mas pode acontecer em jovens em decorrência de má formação. “O ideal é prevenir, pensar saúde para não ter que tratar a doença. Controle rigoroso do colesterol, controle do peso com atividade física regular, controle da pressão, não fumar, não usar drogas, ter sono reparador é importante para lidar com estresse, e ter uma alimentação equilibrada”, alerta o médico.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Partida acontece nesta terça-feira (7), às 11h. No jogo de ida, times empataram por 0 a 0. #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/galo-x-bragantino-fazem-final-do-bras...

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Militares do Corpo de Bombeiros também atuam, nesta segunda-feira (6), para evitar reignição no Parque das Mangabeiras, em BH. #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/s...

    Acessar Link