ALMG - SOU MINAS DEMAIS

Notícias

Enquanto governo parcela e atrasa salário, TCE e  ALMG já pagaram parte do 13º

Por Redação , 02/08/2018 às 08:07
atualizado em: 02/08/2018 às 09:21

Texto:

Ouça na Íntegra
00:00 00:00
Foto: Divulgação TCE
Divulgação  TCE

Com salários em dia, os servidores do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) já receberam a primeira parcela do 13º salário. A situação contrasta com a realidade vivida por milhares de servidores do Executivo, que têm salário parcelado e ainda assim convivem com atrasos.

OUÇA A REPORTAGEM COMPLETA!

O ex-deputado estadual Durval Ângelo, empossado nessa quarta-feira (1) como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, considera a situação desigual, mas não injusta. Para ele, no caso dos poderes Legislativo e Judiciário, o governador Fernando Pimentel (PT) cumpre a Constituição Federal. 

“A constituição determina que aos outros poderes o duodécimo (orçamento que o governo passa aos poderes) seja pago até o dia 20 do mês anterior. Então acho que o governador está cumprindo, no caso, a Constituição. A partição do orçamento é que os duodécimos não são do Executivo, que não teria autonomia. Não sei se aqui (TCE) já recebeu, no caso da Assembleia já recebeu a primeira parcela do 13º, mas é só cumprimento da Constituição. Pode ser uma situação desigual, mas não é injusta. Está cumprido o que está na Constituição Federal”, disse Durval. 

Atraso do atraso

Enquanto isso, aposentados e pensionistas do Estado ainda não receberam a última parcela do salário referente a junho. O pagamento estava previsto para terça-feira (31), mas deve ser feito até esta sexta-feira (3). Segundo o advogado-geral do Estado, Onofre Batista Júnior, uma retenção de recursos feita pelo governo federal provocou o atraso.  

Apesar da justificativa, em meses anteriores o governo não conseguiu cumprir a escala de parcelamento do salário, deixando milhares servidores inativos em apuros. Ou seja, o atraso do parcelamento é recorrente.

O secretário de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães, informa que a escala de pagamento do mês de julho será divulgada nos próximos dias.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Em apoio ao governo Bolsonaro, manifestantes vão às ruas em todos os Estados do país: https://t.co/n1mKYebpAz https://t.co/H4U4jTqMs8

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Manifestantes saíram em defesa de temas como a reforma da Previdência e o pacote anticrime do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro. A pauta dos atos foi marcad...

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    ⚽️ Fim de jogo no Independência, e o @juniorbrasilreal comenta a derrota do @cruzeiro por 2 a 1 para a @chapecoensereal Confira a análise!

    Acessar Link