Notícias

Emanuel Carneiro

Mais que apaixonado pelo veículo, o mineiro de BH, que nasceu em 27 de abril de 1943, fez de tudo no rádio

Por Da Redação, 23/07/2021 às 15:16
atualizado em: 29/07/2021 às 16:19

Texto:

Foto: Arquivo pessoal
Arquivo pessoal

Galeria 2


Veja mais fotos

Divagando sobre o craque, Armando Nogueira certa vez escreveu: “se Pelé não tivesse nascido homem, teria nascido bola”. Adaptando o pensamento de um dos cronistas mais geniais do Jornalismo brasileiro, pode-se dizer, sem dúvida, que se Emanuel Carneio não tivesse nascido homem, teria nascido rádio.

Mais que apaixonado pelo veículo, o mineiro de Belo Horizonte, que nasceu em 27 de abril de 1943, fez de tudo no rádio. Da tarefa de anunciar pela vizinhança que a Júpiter, emissora criada pelo irmão, pai, professor e espelho Januário Carneiro estava no ar pela vizinhança, isso quando era menino, no bairro Serra, a transformar a Itatiaia em mais que referência nacional e internacional, mas numa potência.

Sonho de Januário, a Itatiaia foi fundada em 1952. Quatro anos depois, quando Emanuel tinha 13, ele iniciou sua trajetória na emissora como office boy. Foi ainda operador de som, plantonista esportivo, repórter, redator, programador musical, diretor artístico, diretor de operações e diretor-presidente, cargo que ocupou de 1994 a 2021.

Uma função conquistada pela excelência do trabalho na Itatiaia foi a presidência da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), após ter ocupado vários outros cargos na entidade.

O posto máximo na Rádio Itatiaia foi encarado diante da missão de substituir o seu mestre Januário Carneiro, que faleceu em 1994. E este trabalho, por quase três décadas, com certeza encheu de orgulho o irmão. A Itatiaia seguiu acumulando a liderança do rádio em Minas Gerais, com números que fazem dela a mais ouvida do Brasil proporcionalmente.

“Desde 1952 até os dias de hoje, a Itatiaia esteve presente em todos os momentos de drama e de alegria que marcaram a história do povo mineiro. Cobrou, elogiou, criticou e, julgando que tinha esse direito, adotou como slogan a frase que se tornou verdadeira declaração de princípios: A Rádio de Minas”, escreveu Emanuel no prefácio do livro “Uma paixão chamada Itatiaia”, escrito por Eduardo Costa e Kao Martins em 2002.

O papel de Emanuel Carneiro nesta conquista não foi apenas na direção, mas também vivendo diariamente a redação e o estúdio, pois de segunda a sábado era dele a apresentação da Turma do Bate Bola, programa de maior audiência do rádio mineiro.

Até 2016, a Grande Resenha Esportiva, nas noites de domingo, teve o seu comando. As eleições, uma paixão, também contavam sempre com Emanuel ancorando as apurações.

No livro “Enciclopédia do Rádio Esportivo Mineiro”, Emanuel Carneiro destacou a simbiose da emissora com os ouvintes, que resultou na liderança absoluta de audiência.
“A todo dia, minuto a minuto, a Itatiaia apostou muito em cobertura, ela comprou muitas brigas, em épocas em que não havia tanta liberdade de imprensa como existe hoje. Então o público torceu sempre pela Itatiaia, sabendo que é uma coisa mineira, que luta pelas coisas de Minas Gerais, que existe uma competência muito grande no seu conteúdo e naquilo que ela coloca no ar”.

Além da luta pelas coisas de Minas Gerais, há algo a mais na Itatiaia: o ensinamento do irmão e mestre seguido por Emanuel Carneiro, que parece simples, por se resumir a três palavras, mas tem grande complexidade.

“Ninguém melhor que Januário entendeu a força desse veículo, que é feito de talentos, equipamentos e anúncios, nesta ordem”, escreveu Emanuel no prefácio do livro pelo cinquentenário da rádio.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Partida acontece nesta terça-feira (7), às 11h. No jogo de ida, times empataram por 0 a 0. #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/galo-x-bragantino-fazem-final-do-bras...

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Militares do Corpo de Bombeiros também atuam, nesta segunda-feira (6), para evitar reignição no Parque das Mangabeiras, em BH. #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/s...

    Acessar Link