PMC - Maxi 970 x 150

Notícias

Em BH, Tande lança livro que fala sobre carreira e lições para pessoas darem volta por cima na vida

Por Redação, 13/08/2019 às 21:01
atualizado em: 13/08/2019 às 21:14

Texto:

O ex-jogador de vôlei Alexandre Ramos Samuel, o Tande, esteve em Belo Horizonte nesta terça-feira para o lançamento de seu primeiro livro "A Vida é um jogo", em que relembra os episódios mais marcantes da sua trajetória no esporte e a vida fora das quadras. O repórter e apresentador do Bastidores, João Vitor Xavier, bateu um papo exclusivo com o campeão olímpico em 1992, em Barcelona, com a Seleção Brasileira.

No livro, Tande também cita lições tiradas por ele das experiências vividas no vôlei para quem deseja vencer na vida pessoal e profissional.

“Para você deixar um legado, você tem que plantar árvores, ter filhos e escrever um livro. E está aí. As pessoas pediam para eu escrever meu livro, mas eu achava que não estava pronto. Por outro lado, pensava que era muito egoísmo, pois daqui a pouco eu parto para uma melhor e aí não deixei nada, principalmente para os meus filhos. Foi neste momento que saiu o livro”, disse.

Ouça a entrevista completa com Tande

“Mas tem um por que de eu ter escrito esse livro. Mais de 13 milhões de desempregados, autoestima baixa do brasileiro, as pessoas não vendo possibilidades de terem um emprego e ajudarem seus familiares. E a minha vida é exatamente isso, não só a minha como a de todos os atletas. Resiliência, reinvenção. É isso que quis passar (no livro)”, completou.

O lançamento do livro e a noite de autógrafos de Tande aconteceram na livraria Leitura do Shopping Pátio Savassi, no bairro São Pedro, região Centro-Sul de Belo Horizonte.

Após deixar as quadras, Tande partiu para o vôlei de praia e foi campeão do Circuito Mundial. Depois de se aposentar como jogador, o carioca se reinventou e foi parar na TV. Em 2005 aceitou convite da Rede Globo e apresentou Corujão do Esporte e Esporte Espetacular. 

Atualmente, Tande é palestrante e segue na TV como comentarista nas transmissões de vôlei da Globo e repórter especial do Esporte Espetacular.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    'Eu estou levando minha revolta para um lado de injustiça, eu preciso de uma resposta. Eu guardei tudo no quarto do bebê. Essa dor parece que não vai passar', completa.

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    O caso foi revelado em primeira mão pela rádio Itatiaia e repercute nacionalmente.

    Acessar Link