Notícias

Doses da Pfizer serão usadas para reforço e aplicação em adolescentes, explica secretário Fábio Baccheretti

Durante coletiva de imprensa, o secretário Fábio Baccheretti destacou ainda que municípios com doses sobrando devem notificar à SES

Por Patrícia Marques, 14/09/2021 às 14:50
atualizado em: 14/09/2021 às 20:23

Texto:

Ouça na Íntegra
00:00 00:00
Foto: Gil Leonardi/Imprensa MG
Foto: Gil Leonardi/Imprensa MG

Os municípios que chegaram à vacinação da faixa-etária dos 18 anos e possuem doses sobrando da CoronaVac devem notificar à Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) para redistribuição do imunizante. Em entrevista coletiva realizada nesta terça-feira (14), o secretário Fábio Baccheretti explicou que doses da Pfizer serão usadas para reforço e aplicação em adolescentes.

Nessa segunda-feira (13), Minas recebeu 544.050 doses de vacinas da farmacêutica e a previsão é de que mais 113 mil cheguem amanhã.

Conforme Baccheretti, os idosos ainda são os mais atingidos pela doença, mas as taxas de mortes e casos da doença seguem em queda por causa da vacinação. As notificações são semelhantes às registradas no início do pico do ano passado.

Além disso, as internações apresentaram queda em todas as faixas-etárias. Apenas 30% dos leitos de UTI estão ocupados no estado.  As mortes também apresentaram redução em todas as idades, mas requer atenção ainda com idosos.

O médico afirma que eles ainda são os mais vulneráveis e, por isso, será necessária a aplicação da 3º dose.

Variantes

A delta, variante indiana, continua sendo a principal preocupação da SES e do Ministério da Saúde. Em Minas, 394 casos foram registrados, sendo que a proporção pode ser ainda maior, conforme as amostras forem chegando.

A previsão é de que a delta alcance e até ultrapasse a Gama, variante de Manaus que se destaca no estado.

Referente à variante MU, que é colombiana, o estado notificou apenas sete casos. Conforme o secretário, a mutação é inferior a delta e não gera tantas preocupações.

Vacinação

Desde o início da vacinação, 26 milhões de doses chegaram ao estado e praticamente todas foram enviadas às Regionais de Saúde. Algumas ainda estão aguardando aplicação, visto que muitos municípios não conseguem armazenar muitas doses.

Segundo Baccheretti, 20.945.172 doses já foram aplicadas em Minas, conforme dados do vacinômetro, porém o número deve ser superior ao registrado. “Diante das doses disponibilizadas, cerca 26 milhões, neste momento temos mais de 5.700.000 doses disponíveis aos municípios”.

De acordo com dados recebidos pela secretaria, 404 municípios já chegaram à vacinação de pessoas com 18 anos, mas ainda existem cidades que não notificaram a pasta. O objetivo é que essas cidades, com doses sobrando de CoronaVac, informem a pasta para que os imunizantes sejam redistribuídos.

Em São Joaquim de Bicas, na região Metropolitana de Belo Horizonte, que já chegou a faixa-etária de 18 anos, vacinas da CoronaVac foram enviadas para Igarapé.

O secretário enfatiza ainda que os imunizantes destinados à segunda dose não sejam aplicados como primeira, para evitar que faltem vacinas para a população. Na última semana, mais de 1.500 milhão de doses foram distribuídas aos municípios.

Volta às aulas

Após atualização de protocolo, a distância entre as carteiras nas escolas passou de 1,5 metros para 90 centímetros, conforme recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e Associação Americana de Pediatria.

A exceção é apenas para o refeitório, quando os estudantes retiram a máscara para se alimentar. No local, o distanciamento de 1,5 metros permanece.

De acordo com Baccheretti, a volta às aulas mostrou segura. Portanto, a capacidade das salas de aula passou de 1/3 passou para 50%.

O secretário destaca ainda que praticamente todos os professores já estão vacinados com 2ª dose no estado.

Até o Momento, 2.098.724 casos de Covid-19 foram confirmados e 53.732 mortes registradas em Minas Gerais.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Partida acontece nesta terça-feira (7), às 11h. No jogo de ida, times empataram por 0 a 0. #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/galo-x-bragantino-fazem-final-do-bras...

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Militares do Corpo de Bombeiros também atuam, nesta segunda-feira (6), para evitar reignição no Parque das Mangabeiras, em BH. #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/s...

    Acessar Link