Notícias

Dono de um dos bolinhos de carne mais famosos de BH, Café Bahia vai completar 82 anos

Por Redação, 14/08/2019 às 10:20
atualizado em: 17/08/2019 às 14:06

Texto:

Foto: Café Bahia/Divulgação
Café Bahia/Divulgação

Galeria 2


Veja mais fotos

O Café Bahia, que fica no encontro das ruas dos Tupis com São Paulo, no Centro de Belo Horizonte, completa 82 anos em outubro. Quando começou comercializava apenas pão, leite e banana. Pouco depois começou a vender o famoso KAOL (cachaça, arroz, ovo e linguiça) e hoje tem um dos bolinhos de carne mais famosos da cidade.

O bar foi fundado pelo pai de Ronaldo Lúcio dos Santos, atual dono do estabelecimento. “O Café Bahia começou na rua da Bahia, esquina com Goiás. Ele foi criando o KAOL. Continuamos com o KAOL, vieram os PFs e novos tipos de tira-gostos, como língua, dobradinha, moela, figuinho, mandioca, jiló, batata e o miolo, que era muito famoso. Hoje o carro-chefe é o bolinho de carne, o bolinho de bacalhau e a broa”, conta.

Ouça a reportagem completa de Edilene Lopes

Após uma reforma, há 28 anos, o estabelecimento fez um happy hour gratuito de 15 minutos. Um dos clientes foi o apresentador da Itatiaia Acir Antão. “Ele chegou aqui dizendo que não bebia nada, mas viu uma travessa de torresmo e uma garrafa de whisky cavalo branco. Ele pediu um guaraná e secou a garrafa de whisky com o guaraná”, lembra Ronaldo.

O bar tem um dos garçons mais conhecidos de BH, Edson Alberto Pio, o Passarinho, famoso pelos sons que imita. Ele não bebe e não frequenta bares, a não ser o que trabalha, já foi a programa de TV e se candidatou a vereador em 2016. Há 30 anos no bar, causos não faltam. “Até 2000 aqui era 24h. Tinha um senhor que ficava uma semana direta tomando vinho”, diz.

O ramo virou tradição na família, com a abertura, pelos dois filhos de Ronaldo, do Café com Broa, Café Plaza, Café Gourmet e Cafezinho. O Café Bahia funciona de segunda a sábado, de 5h a 1h.

Confira as outras reportagens da série:

Histórias e curiosidades do quase centenário Bar do Orlando, no Santa Tereza
Tip Top: o restaurante mais antigo de BH e que sempre foi administrado por mulheres

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Bolsonaro provoca presidente da OAB: 'Posso contar como o pai dele desapareceu' https://t.co/VL1QAuI1sI https://t.co/uO2itrIBJh

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    ⚽️ Jogador foi decisivo contra o Santos.

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    ⚽🎥 Confira a entrevista com o técnico celeste!

    Acessar Link